Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Sustentabilidade no dia a dia


ESCOLAS ESTADUAIS RECEBERÃO PROGRAMA EDUCACIONAL QUE INCENTIVA AÇÕES
 
Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e Shell lançarão Programa NXplorers. Por meio da iniciativa, professores e estudantes desenvolverão soluções sustentáveis para o cotidiano, principalmente em relação ao acesso e ao uso da água, energia e alimentos
 
DATA: 26/04/2018 (QUINTA-FEIRA)
HORÁRIO: 10 HORAS
LOCAL: COLÉGIO ESTADUAL ERICH WALTER HEINE
ENDEREÇO: RUA MANOEL LOURENÇO DOS SANTOS, S/Nº, SANTA CRUZ, ZONA OESTE DO RIO
 
A Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e a Shell lançarão o programa educacional da empresa que, em nível global, incentiva e auxilia no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o cotidiano, principalmente em relação ao acesso e ao uso da água, energia e alimentos. Por meio do Programa NXplorers, cerca de 700 alunos, de 14 a 19 anos, de 17 escolas da Região Metropolitana participarão da iniciativa.
 
O lançamento do Programa será nesta quinta-feira, dia 26, às 10 horas, no Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, a primeira escola sustentável da América Latina que recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pela entidade internacional Green Building Council.
 
– O piloto dessa parceria, que agora será estendido para toda Região Metropolitana, foi inicialmente realizado em quatro escolas da Ilha do Governador onde a Shell possui uma fábrica de lubrificantes, em 2017, com capacitação de professores e realização de diversas ações e atividades. Os resultados foram muito positivos. Neste ano, o número de unidades de ensino foi ampliado e serão intensificadas as ações que promovam a sustentabilidade e o engajamento dos jovens. Além disso, cabe ressaltar que a escola onde será lançado esse Programa é referência em educação ambiental e também  possui o selo de Certificação Internacional Ambiental de Programa Escolas Associadas, da Unesco – declara Wagner Victer.   
 
As escolas públicas estaduais beneficiadas estão localizadas na Capital, Niterói, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo. O programa NXplorers da Shell atende a mais de 100 escolas em 10 países, disponibiliza uma plataforma online para compartilhamento de soluções e troca de experiências e tem como base três módulos: Explorar, Criar e Mudar.
 
Durante a ação também serão plantadas mudas de ipê no Colégio Estadual Erich Walter Heine, uma iniciativa realizada em conjunto com a Cedae, por meio do Projeto Replantando Vidas, que já percorreu cerca de 20 escolas da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 
 
No evento estarão presentes o Secretário de Estado de Educação, Wagner Victer; a Gerente de Performance Social da Shell Brasil, Pamella Braga De-Cnop; além de professores e alunos da rede estadual de ensino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário