Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Recado do Repórter - Mauricio Figueiredo

ANALFABETISMO, UMA PRAGA NACIONAL

O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - divulga que o Brasil possui 12 milhões de analfabetos, ou seja, 7.2% da população com 15 anos de idade ou mais. Trata-se de uma praga ainda mais trágica se levarmos em conta que os critérios para avaliação do analfabetismo no país serem extremamente generosos. Esse número alcança índices alarmantes se forem levados pontos mais rígidos, embora simples, como o da capacidade de uma pessoa ler e entender um pequeno texto. No Brasil, assinar o nome já é o bastante para não ser considerado analfabeto.
Se for colocado na balança outros aspectos como os conhecimentos gerais mínimos, então nosso analfabetismo torna-se ainda mais alarmante, mesmo colocando-se em avaliação pessoal com nível universitário ou cursando o superior. Em um mundo tecnológico a situação complica-se ainda mais, quando passasse a se considerar o chamado analfabetismo cibernético. Aliás, um dos problemas fundamentais do país em termos de educação e a da baixa produtividade de sua mão de obra, em virtude da incapacidade da grande massa de trabalhadores não ter capacidade para o exercício mesmo de atividades consideradas simples.
Doze milhões de analfabetos são números generosos diante de uma realidade muito mais perversa. Contudo, serve para escondermos a poeira debaixo do tapete. (Mauricio Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário