Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Antigo Palácio da Justiça de Niterói

CCMJ convida para o lançamento da Agenda Cultural 

O Centro Cultural do Poder Judiciário - Museu da Justiça (CCMJ) fará, no próximo dia 11, o  lançamento da Agenda Cultural no Antigo Palácio da Justiça - Niterói (APJ - Niterói). A data lembra a posse do primeiro Juiz de Fora da Villa Real da Praia Grande no ano de 1819 e marca as origens da cidade de Niterói. Para comemorar a data, o CCMJ preparou uma programação especial que terá início às 16h, com a visita mediada “Da Pedra ao Palácio”; às 17h, haverá a abertura da exposição “A Justiça em Niterói – Da posse do 1º Juiz de Fora aos dias atuais”; e, para o encerramento, às 18h30, está previsto o concerto do violonista Alexandre Gismonti, que estreia o programa “Música no Palácio” em Niterói.  
O programa de visita mediada “Da Pedra ao Palácio”, desenvolvido pela área educativa do CCMJ, estreou no Antigo Palácio do Rio de Janeiro em março; dois meses depois foi a vez de lançar o programa no Antigo Palácio da Justiça de Niterói. A mediação, realizada por arte-educadores, incentiva o visitante a refletir sobre a construção do pensamento do direito: “Da Justiça da pedra à Justiça do Direito”. De espaço a espaço, a pedra é esculpida de maneira coletiva nos jogos e dinâmicas propostos, estimulando a reflexão sobre o significado da Justiça e da sua importância na vida em sociedade. Para o agendamento de escolas, basta ligar para os telefones 3133-3548 (APJ-Rio) ou 3002-4284 (APJ-Niterói).   
 A exposição “A Justiça em Niterói – Da posse do 1º Juiz de Fora aos dias atuais”, idealizada pelo Desembargador aposentado Elmo Guedes Arueira, membro da Comissão de Preservação da Memória Judiciária do PJERJ, apresenta a evolução do judiciário desde a posse, por ordem de D. João VI, do bacharel José Clemente Pereira para o cargo de juiz de fora da vila da Praia Grande e da vila anexa de Santa Maria de Maricá, até os dias atuais.  A mostra, promovida pelo CCMJ com apoio da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj – regional de Niterói), ficará aberta ao público de 12 de julho a 31 de outubro, das 11 às 18h, no Espaço Multiuso do APJ-Niterói.   
“Música no Palácio”, série de concertos de câmara do CCMJ em parceria com a Escola de Música da UFRJ, faz a sua estreia no APJ-Niterói. Criado em 2011 pelo então Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio), o programa privilegia a música de câmara em suas variadas formações. A estreia da série no APJ-Niterói será marcada pelo concerto do violonista Alexandre Gismonti. Filho do renomado multi-instumentista Egberto Gismonti, Alexandre gravou, em 2009, seu primeiro disco, chamado "Saudações", em duo com seu pai. Em 2010, lançou seu primeiro álbum solo - “Baião de Domingo”-, que lhe rendeu a indicação para o Prêmio da Música Brasileira, na categoria “Revelação”. Compositor destacado, Alexandre foi selecionado por vários festivais internacionais, além de ter sido considerado um dos melhores instrumentistas brasileiros pelo “7º Prêmio Visa de Música Brasileira”, na categoria instrumental.   
Todas as atividades da Agenda Cultural são gratuitas e com distribuição de senhas 30 minutos antes de cada atividade. O APJ - Niterói fica localizado na Praça da República s/n, Centro, Niterói – RJ.   

Serviço:  
CCMJ – Lançamento da Agenda Cultural no APJ-Niterói: 11/8, sexta-feira, 16h - “Da Pedra ao Palácio” – Visita Mediada ao Antigo Palácio de Niterói; 17h – Abertura da exposição “A Justiça em Niterói – Da posse do 1º Juiz de Fora aos dias atuais”; 18h30 - “Música no Palácio”- com Alexandre Gismonti, violão - obras de Alexandre Gismonti e Egberto Gismonti.  
Entrada franca, com distribuição de senhas 30 minutos antes de cada programação. Antigo Palácio da Justiça de Niterói (APJ-Niterói), Praça da República s/nº, Centro, Niterói-RJ. Telefones: 3002-4284 / 3002-4285  
Realização  
Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ)  
Diretoria- Geral de Comunicação e de Difusão do Conhecimento (DGCOM)  
Departamento de Gestão e Disseminação do Conhecimento (DECCO)  
Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCMJ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário