Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 9 de março de 2017

Educação diária

"Não reclame: ame.
A vida é feita de ação
e não de reclamação"
(Mauricio Figueiredo)

É verdade que não devemos ser passivos diante dos erros que encontramos pela frente, sobretudo os cometidos pelos políticos, que como representantes do povo devem pautar seus trabalhos em defesa dos interesses de todos e não em benefício próprio.
Reclamar do mau funcionamento das escolas, hospitais, empresas de telefonia, de transportes etc faz parte da cidadania. Devemos estar vigilantes e participantes.
Contudo, a reclamação, sobretudo a infrutífera, que não atinge seus objetivos, como o hábito de reclamar de tudo via rede sociais acaba se constituindo em um vício substituindo a verdadeira e efetiva participação política.
O Brasil conta com mais de 30 partidos políticos. É evidente que o jogo político está armado para não dar certo, com a proliferação de partidos de aluguéis que figuram no cenário com o único intuito de levar vantagem em tudo. A reforma política é essencial para que as coisas sejam colocadas no eixo. Enquanto isso, é fundamental que as escolhas sejam feitas de forma consciente, procurando-se separar o joio do trigo, pois mais difícil que a tarefa pareça.
De nossa parte, também como cidadãos somos chamados a ação e ela não precisa ser espalhafatosa. Pequenos gestos contribuem em muito para a mudança do quadro. A boa e velha educação deve ser colocada em prática, não se deixando levar pela maré do modismo, como a de se falar palavrão gratuitamente ou fazer o endeusamento de "ídolos de barro" fabricados pela mídia. Para isso, é preciso nadar contra a maré, deixando de ser "o maria vai com as outras".
A Educação não é apenas uma questão de escola ou de sala de aula, é algo muito mais amplo e nas redes sociais está a oportunidade de colocarmos a nossa em prática. (Mauricio Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário