Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Olimpíada de Língua Portuguesa

Estudante de escola pública estadual é semifinalista 


Raiane Lima da Silva disputará uma vaga na final do concurso

Aluna da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Hebe Camargo, localizado em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Raiane Lima da Silva está de malas prontas para participar da próxima fase da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Aos 15 anos, ela foi uma das classificadas para a semifinal da competição, que recebe estudantes de todo o Brasil, a partir da tarde desta terça-feira (8/11).

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país. O tema escolhido deste ano é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

Foi com uma crônica sobre a chegada do asfalto ao bairro de Pedra de Guaratiba, onde Raiane mora e estuda, que ela garantiu a classificação para disputar a etapa regional do concurso.

– Eu resolvi escrever sobre a pavimentação das ruas em Pedra de Guaratiba, porque foi algo muito importante que beneficiou a mim, a minha família e os meus vizinhos. Meu plano, agora, é aperfeiçoar ainda mais o meu texto para chegar à final da Olimpíada – disse a aluna da rede estadual, que foi contemplada com medalha, livros, além da participação em oficinas culturais e de formação, que serão realizadas na capital gaúcha até o próximo dia 10.

Professor de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Hebe Camargo, Anderson Luiz Mesquita destacou a importância da participação da aluna da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) na semifinal da Olimpíada.

– Esse resultado é de suma importância para a autoestima da Raiane. Na Olimpíada, ela está tendo a oportunidade de competir, de igual para igual, com jovens de todas as redes do país. O desempenho dela só nos prova que o aluno de escola pública tem mérito – ressaltou o docente, que acompanhará a jovem a Porto Alegre.

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e, em 2016, promove sua 5ª edição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário