Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Projeto Jovem Senador

Aluno da rede estadual representará o Rio de Janeiro
no Senado Federal, em Brasília

Estudante fluminense foi um dos vencedores do Projeto Jovem Senador

Aos 16 anos, Weslley Tuão Vicente vai ter a chance de desempenhar as funções de senador no Congresso Nacional, em Brasília. Aluno da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Alcindo Guanabara, localizado em Guapimirim, na Região Serrana, ele foi um dos vencedores da 6ª edição do Projeto Jovem Senador, que seleciona estudantes de escolas públicas estaduais de todo o Brasil para vivenciarem o trabalho dos parlamentares na capital do país.

Weslley, que pretende cursar Direito após o término do Ensino Médio, viu no concurso uma oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos senadores, que têm como principal função propor, discutir e aprovar leis que vigoram no Brasil.

– Fiquei surpreso com a notícia. Não imaginava que seria um dos selecionados para representar o meu estado, porque este é um programa bastante concorrido. Vai ser uma oportunidade incrível e que contribuirá bastante para o meu crescimento profissional, já que quero ser advogado – disse, com satisfação, o jovem.

Os 27 jovens senadores, que representarão cada estado da federação e o Distrito Federal, foram selecionados por meio de um concurso de redação com o tema “Educação: Esporte e Inclusão”. A comissão julgadora recebeu, nesta edição do concurso, mais de 110 mil composições. A lista dos vencedores está disponível no sitewww.senado.leg.br/jovemsenador.

Orientadora da redação de Weslley, Elizabeth Ulrich leciona no Colégio Estadual Alcindo Guanabara há 18 anos. A professora de Língua Portuguesa ficou muito orgulhosa com a conquista do aluno.

– O Weslley é um estudante muito determinado e esforçado, que participa de todas as atividades em sala de aula. Essa oportunidade só vai fazê-lo crescer ainda mais. A boa avaliação dele em um concurso tão importante já é um indício que ele está preparado para enfrentar desafios importantes no futuro, como o Enem – lembrou a docente, que acompanhará o aluno durante a viagem para Brasília.

Entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, os eleitos participarão de trabalhos legislativos, como reuniões de comissões e sessões do plenário, onde vão apresentar e debater projetos. Caso as propostas sejam aprovadas, serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Se acolhidas, passam a tramitar como projeto de lei no Senado. Desde 2011, já foram apresentadas 39 proposições pelos jovens senadores.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 29 de novembro, no Plenário do Senado Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário