Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Jovens Embaixadores

Alunos da Secretaria de Educação são finalistas do Programa Jovens Embaixadores
 
Cinquenta jovens brasileiros vão participar de um intercâmbio nos Estados Unidos
 
Maria Paula Tavares Cruz, do Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro; Érica Evangelista da Silva e Raul Macedo Freire, ambos do Colégio Estadual Dom Adriano Hipólito, em Nova Iguaçu, estão prestes a carimbar o passaporte para os Estados Unidos. Os três estudantes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) foram selecionados para a fase final da 15ª edição do Programa Jovens Embaixadores.
 
A proposta é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com organizações públicas e privadas. A ação tem como alvo jovens que são exemplos em suas comunidades em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da Língua Inglesa.
 
Idealizadora do projeto “Biblioteca Itinerante”, que visa incentivar a prática da leitura entre alunos de uma escola pública municipal de Santa Cruz, Maria Paula Tavares Cruz já conseguiu arrecadar, por meio de campanhas no Facebook, cerca de 400 exemplares para a biblioteca móvel da unidade escolar, onde estudou do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.
 
– Fazer esse trabalho voluntário era um sonho antigo. Sei o quanto as crianças e adolescentes de lá precisam de atenção e estímulo para estudar. Fico muito orgulhosa de saber que os alunos já estão mais interessados pela leitura e que isso está refletindo na melhora das notas deles – disse, com orgulho, a moradora de Santa Cruz.
 
Aos 17 anos, a empreendedora social sonha com a chance de representar o Brasil no exterior como jovem embaixadora.
 
– Estou muito feliz de chegar à final dos Jovens Embaixadores pela segunda vez. Com essa experiência, terei a chance de me capacitar ainda mais para me tornar uma grande líder – comentou a aluna da 3ª série do Ensino Médio, que deseja cursar a faculdade de Relações Internacionais.
 
Alunos do Colégio Estadual Dom Adriano Hipólito, Raul Macedo Freire e Érica Evangelista da Silva também estão concorrendo a uma vaga no Programa Jovens Embaixadores. Ambos, de 17 anos, estudaram nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio no Ciep 117 - Carlos Drummond de Andrade – Intercultural Brasil- Estados Unidos, em Nova Iguaçu, onde aprimoraram o Inglês. Com o objetivo de transmitirem seus conhecimentos, eles fizeram um projeto para ensinar aos colegas da escola o que aprenderam na unidade bilíngue.
 
– Nossa ideia é ajudar nossos colegas, que não estudaram em uma escola de referência em Língua Inglesa, para o futuro. Além das aulas, que acontecem uma vez por semana, durante uma hora incentivamos o grupo a baixar aplicativos, assistir séries e escutar músicas em inglês. De junho pra cá, notamos uma melhora considerável no conhecimento e no interesse deles em aprender ainda mais – disse, com entusiasmo, Raul, que cursa a 3ª série do Ensino Médio.
 
Para Érica, o sonho de conhecer os Estados Unidos nunca esteve tão próximo. A estudante, que nunca saiu do estado do Rio de Janeiro, está confiante na conquista da vaga para integrar o time de embaixadores brasileiros.
 
– Ser uma das finalistas já é motivo de grande felicidade. No ano passado, eu já havia participado da seleção deste programa, mas não consegui passar para a fase da prova oral. Agora, na final, acredito que posso ser uma das escolhidas. Será uma oportunidade única que, com certeza, vai me abrir muitas portas para o futuro – afirmou a aluna da 3ª série, que pretende cursar Filosofia e Gastronomia.
 

O resultado final será divulgado nos próximos dias 17 e 18 na página do Facebook  [http://(www.facebook.com/JovensEmbaixadores]. Os selecionados viajam em janeiro para um intercâmbio, com duração de três semanas, nos Estados Unidos. Entre as atividades oferecidas pelo programa estão: visita à capital Washington; participação em reuniões com organizações do setor público e privado; visitas a escolas e projetos sociais; além de capacitação em oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário