Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 1 de outubro de 2016

Eleições 2016

TRE-RJ sorteia cinco urnas para auditoria no dia da eleição

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sorteou, na manhã deste sábado (1º), as cinco urnas eletrônicas que serão submetidas à auditoria externa neste domingo (2), dia da eleição. Foram sorteadas as urnas das seções eleitorais 87 da 231ª ZE (Bangu), 168 da 170ª ZE (Maracanã), 45 da 219ª ZE (Cascadura), 28 da 177ª ZE (Parada de Lucas) e 36 da 84ª ZE (Nova Iguaçu).

Conhecida como votação paralela, essa auditoria foi criada para verificar a segurança e o correto funcionamento do sistema de votação por meio das urnas eletrônicas. "Esse procedimento é mais uma prova que demonstra a lisura da captação dos votos, além de dar total transparência ao processo eleitoral", afirmou o presidente do TRE-RJ, desembargador Antônio Boente.

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luiz Fux, também acompanhou o sorteio. "A votação paralela mostra a eficiência das urnas e, sem dúvida, o Brasil deu um passo à frente com a introdução delas no seu processo eleitoral, dando exemplo de democracia para o mundo", ressaltou o ministro.

Como funciona a auditoria

As urnas sorteadas são recolhidas, sob a fiscalização dos partidos, e levadas para um local em que todas as ações são filmadas e registradas. Durante a auditoria, que acontece no mesmo dia e horário da eleição oficial, fiscais dos partidos, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) conferem os votos que são digitados nas urnas e, após o encerramento da votação, verificam se o resultado corresponde aos votos digitados. Todas as etapas dessa votação são realizadas na presença de auditores externos, inclusive da imprensa local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário