Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

domingo, 2 de outubro de 2016

COMUNICAÇÃO ESTATAL - Rádio Nacional

A rádio Nacional já foi a maior emissora da América Latina. Em plena ditadura Vargas e sem a moderna tecnologia atual era ouvida em todo o país. Reunia os mais competentes técnicos e artistas do cenário nacional. A intervenção do governo em sua programação praticamente não existia. O que prevalecia era o talento e a comunicação com o grande público.
Atualmente, com raras exceções, a comunicação estatal em rádio e televisão e em tudo o mais transformou-se em mero cabide de emprego. Muitas vezes, onde na iniciativa privada existem dois profissionais, na estatal existem 10 para carregar o microfone. Poucas vezes se ouviu falar em concursos públicos para acesso democrático as emissoras do governo.
Há casos em que transitam pelas emissoras do governo as mesmas pessoas que navegam na área privada. Muita programação das emissoras estatais servem de balão de ensaio para posterior transferência para a mídia privada, caso obtenha-se um relativo sucesso.
Jogar pedras em jornais, rádios e televisão privadas é prova apenas da incapacidade dos governos terem transformado a comunicação estatal em cabidaço de empregos.
O modelo continua sendo a antiga rádio Nacional. O resto é apenas incompetência, má-fé e politicagem. (Mauricio Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário