Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Projeto Parque Musical

Projeto Parque Musical leva alunos ao Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Na última quarta-feira (21/09), alunos dos colégios estaduais Ignácio Azevedo do Amaral e Monteiro de Carvalho participaram de oficinas do projeto ‘Parque Musical’, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Ao todo, 12 unidades escolares da rede estadual estarão envolvidas nessa iniciativa inédita no Rio, que oferece experiência musical interativa e gratuita a céu aberto.

Durante a oficina, com duração de uma hora, os jovens aprendem um pouco sobre ritmos, sons e compassos, e também têm acesso livre a instrumentos inovadores que remetem a elementos da natureza.



- Achei uma experiência ótima, porque tenho paixão pela música desde pequena. Já cantei e participei de banda. A energia daqui é muito legal -, disse Andressa Lopes Souza, de 17 anos, aluna da 2ª série do Ensino Normal do C.E. Ignácio Azevedo do Amaral.

Como a proposta de conferir durabilidade ao material utilizado, os instrumentos foram confeccionados em aço inox. Já o deque - em que as atividades acontecem - foi feito com madeira ecológica produzida com reciclagem de plásticos (932 mil sacolas de supermercado) e fibras naturais. As peças foram pensadas e desenvolvidas para resistirem às mudanças climáticas.

projeto foi idealizado pela produtora Silvia Rezende; pelo diretor e professor de teatro e música, Adriano Basegio; e pela cantora, compositora e instrumentista, Gisa Pithan, e tem o apoio das Secretarias de Estado e Municipal de Cultura e da Vivo.

- É uma maneira de exercitar os músculos da imaginação e da escuta -, destacou Adriano Basegio, que pesquisou modelos em diversos países antes de chegar à versão construída no Parque das Ruínas.


O Parque Musical
No Parque das Ruínas, o local escolhido para receber o Parque Musical foi a área da varanda, com vista privilegiada da região do Centro, Lapa e todo o contorno da Baía de Guanabara. O espaço criado pela cenógrafa Natália Lana abriga as peças desenvolvidas pelo músico, criador e construtor de instrumentos Leandro César em seu ateliê, em Belo Horizonte.

O design também foi levado em consideração: cada instrumento foi projetado de maneira que não acumulasse água da chuva e tivesse diferentes formas e tamanhos.


Conheça a programação e as escolas participantes do projeto: 20/09 - CE  Antonio Prado Junior (Praça da Bandeira) e CE Paulo de Frontin (Rio Comprido); 21/09 - CE Ignácio Azevedo do Amaral (Jardim Botânico) e CE Monteiro de Carvalho (Santa Teresa); 22/09 - CE André de Maurois (Leblon) e CE Professor Ernesto Faria (São Cristóvão); 23/09 - CIEP Nação Mangueirense (Mangueira) e CE Júlia Kubitscheck (Centro); 27/09 - CE Olavo Bilac (São Cristóvão) e CE Amaro Cavalcanti (Largo do Machado) e 28/09 - CE Pedro Alvares Cabral  (Copacabana) e CE Souza Aguiar (Centro).

Foto: Márcia Costa - Seeduc



Nenhum comentário:

Postar um comentário