Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

XIX Salão de Artes Brasil, Belezas e Cores

Alunas de colégio público estadual de Japeri conquistam medalha de bronze 
 
As alunas Yasmin Lira e Natália Pereira, da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, em Japeri, Baixada Fluminense, conquistaram medalha de bronze no XIX Salão de Artes Brasil, Belezas e Cores. O concurso de pintura foi realizado, no período de 21 a 28 de julho, na Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
 
Para Yasmin Lira, de 16 anos, o resultado é um incentivo para continuar no processo de aprendizagem das técnicas de pintura.
 
– Foi uma surpresa ter esse destaque no XIX Salão de Artes Brasil, Belezas e Cores. A medalha é um grande incentivo para permanecer estudando e desenvolvendo essa habilidade. Quando a gente percebe que o nosso trabalho está dando certo e sendo reconhecido, temos mais vontade de melhorar e aprimorar – disse.
 
A estudante Natália Pereira, também de 16 anos, explica que descobriu a vocação pelo universo artístico na escola e já adianta que pretende cursar Artes Plásticas.
 
– Tudo começou com a professora Peter Cohen, quando estudava no Ciep 207 – Gilson Amado, em Japeri. Ela ministrava a oficina de pintura e eu fiquei bastante curiosa para saber como funcionava. Mostrei uns desenhos que tinha feito e, a partir daí, já comecei a fazer parte da oficina. Desde então, fui me desenvolvendo e a professora estimulando a participar de Mostras e Salões. Ela foi a maior incentivadora e ajudou a descobrir minha vocação – ressaltou.
 
Em 2014, as alunas estudavam no Ciep 207 – Gilson Amado. Nessa época, começaram a participar do projeto Multiarte, uma iniciativa da professora de Artes, Peter Cohen. O projeto, desenvolvido na rede estadual há 12 anos, atende a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, em uma faixa etária de 10 a 18 anos, e vem descobrindo talentos da pintura.
 
A técnica passou a ser exercitada e aprimorada pelas estudantes quando ingressaram no Ensino Médio, no Colégio Estadual Almirante Tamandaré, em 2015. Foi aí que as jovens iniciaram sua participação em eventos de arte em outros estados.
 
A professora responsável pelo Multiarte, Peter Cohen, destaca que a missão da escola é a de garantir uma educação que permita novas perspectivas aos estudantes.
 
– O professor tem papel fundamental na formação dos jovens. Precisamos ter sensibilidade para mostrar uma nova forma de olhar o mundo, despertando as potencialidades e sonhos. E é isso que o projeto faz: descobre, desenvolve e leva esses talentos para além dos muros da escola – destacou.
 
No mês de maio de 2016, Yasmin Lira e Natália Pereira receberam menção honrosa no 24º Salão de Arte do Clube Naval. O próximo desafio será o 51º Salão Feminino da Sociedade Brasileira de Belas Artes, a ser realizado no período de 11 a 25 de agosto.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário