Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

UM ESTUDO DA HISTÓRIA - Aluno Aprendiz



Um grande historiador da época Medieval declarou que tornou-se especialista no tema, pois sentia-se mais a vontade de dar palpites sobre os assuntos tratados, mas que de verdade gostaria de escrever mais sobre a História Antiga, pois a Medieval é muito recente.
O que faz de Arnold Toynbee, um grande historiador, é o fato de conseguir em seus textos, em especial o Um Estudo da História, de 1987, em 12 volumes, ver o mundo em sua totalidade fora do ranço das nacionalidades, mostrando a ascensão e queda das civilizações. Como ninguém é unanimidade foi muito criticado por dar ênfase ao aspecto religioso dos povos.  Ou em seu anterior A Humanidade e a Mãe Terra, de 1979.
A sua visão história contribuiu muito, inclusive, para o desenvolvimento de grandes corporações, na adaptação de estratégias comuns às grandes civilizações.
É difícil se querer isenção na análise da História. Contudo, Karl Marx é exemplo da tentativa de não fazer da história campo aberto para a futurologia. Em seus trabalhos, do qual o Capital, é a obra máxima, a análise marxista se dá diante de fatos reais e não a de simples exercício de adivinhação do futuro.
Como estudante de História, a contribuição que recebo é a de não fazer do presente o centro principal do planeta Terra, aproveitando do passado lições importantes e vendo do futuro algo que virá com toda a sua estranheza e incógnita. Quando muitos previam a queda do capitalismo, acabou ruindo para surpresa geral o Muro de Berlim, em 1989, dando início a derrocada do socialismo real.
A História nos ensina que ela não é o que queremos, nem o que desejamos, mas fruto das ações que desenvolvemos para que como um cavalo bravo siga a direção que sonhamos. Nem sempre acertamos, mas "Assim Caminha a Humanidade", que também é nome de um filme. (Mauricio Figueiredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário