Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Santo do Dia

Quarta-feira, dia 17 de Agosto de 2016


Santo do dia : Santa Beatriz da Silva, religiosa, +1490S. Jacinto, presbítero, apóstolo da Polónia, +1257 





Santa Beatriz da Silva
Nasceu em Campo Maior, no Alentejo. Pertencia à mais alta nobreza de Portugal, sendo aparentada com a própria Família Real.
Ainda jovem, acompanhou como dama de honra sua prima D. Isabel, Infanta portuguesa que partiu para Castela a fim de se casar com o rei daquela nação, João II.
Na Corte castelhana, a beleza deslumbrante de Beatriz logo atraiu para ela todas as atenções e a nova rainha, com ciúmes, concebeu o propósito de matá-la. Para isso prendeu-a numa arca sem ventilação. Dias depois, abriu a arca esperando encontrar um cadáver, mas achou Santa Beatriz viva e em perfeita saúde. A Santíssima Virgem aparecera-lhe durante a prisão e fizera-lhe companhia, preservando miraculosamente sua vida e incumbindo-a de fundar uma Ordem religiosa destinada a venerar a Imaculada Conceição. 






S. Jacinto, presbítero, apóstolo da Polónia, +1257




São Jacinto nasceu na Polónia, entre as cidades de Breslau e Cracóvia. Jaccke, quer dizer João, é o seu nome de batismo.
Por volta do ano de 1218, ingressou na Ordem Dominicana em Roma, retornando a sua terra logo em seguida. Na Polónia fundou diversos conventos como o de Breslau, Sandomir e Dantzig, tendo criado no ano de 1228 a Província Dominicana Polaca, cuja influência dominicana alcançou a Rússia, os Balcãs, a Prússia e a Lituânia. Percorreu aproximadamente quatro mil léguas, anunciando o Evangelho.
São Jacinto morreu no dia 15 de agosto de 1257 e é considerado o Apóstolo da Polónia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário