Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Santo do Dia


Sexta-feira, dia 12 de Agosto de 2016
Santo do dia : Beato Isidoro Bakanja, mártir, +1909, Santa Joana Francisca de Chantal, viúva, religiosa, fundadora, +1641, Beato Amadeu da Silva, religioso, +1482, Santa Beatriz, virgem, mártir, +304
Santa Beatriz
Era irmã dos também santos mártires Simplício e Faustino, cujos corpos foram lançado ao rio Tibre, em Roma. Beatriz recuperou e enterrou cristãmente os seus corpos. Foi denunciada pela sua crença cristã por um parente que aspirava à sua herança e lhe desejava a morte. Por isso, foi encarcerada e estrangulada no próprio cárcere.
___________________________________
Beato Isidoro Bajanka
O Beato Isidoro Bakanja nasceu em Bokendela (Congo), entre 1880/1890.
Conhecido como Mártir do Escapulário, pertencia à tribo dos Boangi. Ainda menino foi obrigado a trabalhar como pedreiro ou nos campos. Converteu-se ao cristianismo em 1906. Em seguida recebeu o escapulário e assim começou a fazer parte da "Família Carmelitana". Enquanto trabalhava para os colonizadores em uma plantação em Ikili, foi proibido pelo patrão de catequizar os seus companheiros de trabalho que eram pagãos. No dia de 22 de abril de 1909 o superintendente, depois de rasgar o escapulário carmelita que Isidoro usava como testemunho visível da própria sua fé cristã, mandou açoitá-lo duramente até sangrar. Apesar das feridas causadas por este castigo, com fé suportava pacientemente e perdoava. Morreu, por consequência dos açoites, no dia 15 de Agosto do mesmo ano.
Foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 24 de Abril de 1994 durante o Sínodo Especial para a África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário