Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Olimpíadas: falso assalto



Nadador americano pede desculpas e terá de pagar multa de R$ 35 mil

A juíza Tula Corrêa de Mello, do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, determinou na madrugada desta sexta-feira, dia 19, que o nadador americano James Feigen, envolvido no episódio do falso assalto, realize o pagamento de uma multa no valor de R$ 35 mil. O valor será destinado ao Instituto Reação, na Freguesia, em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade. As doações poderão ser realizadas por meio de bens e utensílios, até o dia 22 de agosto.
A decisão foi tomada durante audiência realizada no Posto Avançado do Juizado, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Assim que o pagamento for feito, o passaporte do atleta será liberado e ele poderá retornar ao seu país.
"Determino como proposta da transação penal o Instituto Reação (...) e aplico a multa proposta pelo Ministério Público, na forma de transação penal, condicionando sua homologação ao devido cumprimento", determinou a juíza Tula Corrêa de Mello.  A comprovação do pagamento deverá ser feita no próprio Posto Avançado.
Ainda de acordo com a decisão, o nadador formalizou na audiência o seu pedido de desculpas ao Brasil.
"Fica consignado, finalmente, a retratação formal do autor do fato que pede desculpas à nação e às autoridades que se mobilizaram para a elucidação do caso, servindo a presente assentada como meio de divulgação do pedido, que ora torna público", diz o trecho do termo.
Na noite de quinta-feira, dia 18, a juíza determinou a devolução dos passaportes dos outros dois atletas envolvidos no episódio, Joseph Gunnar Bentz e John Peet Conger, após estes prestarem depoimento na Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), na Zona Sul do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário