Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

domingo, 21 de agosto de 2016

Carta a um jovem jornalista


Acho arquivado um texto, com um colega me pedindo orientação, o que muito me honra, embora eu não passe de um repórter mediano.
Sou apaixonado por futebol e esportes em geral. Escrevi uma matéria em meu blog sobre a renovação de jogadores na Seleção Brasileira, com Mano Menezes. Gostaria de contar com sua avaliação e se possível uma orientação, pois ainda tenho uma certa insegurança na hora de escrever. (Armando Leal)

Resposta – Prezado Armando. Obrigado pela confiança em minha pessoa, que sou apenas um repórter mais velho que você. No mais a melhor fonte de aconselhamento é você mesmo, bastando que passe a comparar seus textos com o de outros jornalistas especializados da área, vendo o que há de melhor no que eles fazem, muitas vezes devido à experiência. Em diversas profissões, incluindo o jornalismo, muitos começam dando os primeiros passos a partir de um modelo inspirador. Por exemplo: Oswald de Andrade, em seu estilo polêmico, é sem dúvida pai ou avô de muitos de nossos jornalistas que seguem esse caminho. Em música popular brasileira são vários os exemplos, também, como Cauby Peixoto, iniciando a carreira imitando Orlando Silva ou até mesmo Roberto Carlos que diz ter se inspirado em João Gilberto.

O seu blog pode ser um exercício permanente para você exercer e aperfeiçoar sua escrita e caminhar para um estilo próprio. O seu texto é bom, mas procure dar um salto. Ir mais adiante. Você pode ser como um atleta estreante da Seleção do Dunga. Mas acabar muito preso a um esquema de jogo e sacrificar a sua criatividade. Por fim, eis o comentário:

Carta a um jovem jornalista

A sua matéria está perfeita. Mas ela repete o que já foi visto por milhares no Globo, na Folha de São Paulo, ouvida no rádio ou lida em um site de notícias esportivas. O que se espera de um jovem como você é mais audácia. Não tema partir para o drible em cima dos adversários. Mais ousadia...

      Faça uma avaliação da convocação. Dessa nova fase. O que significa uma Seleção cheia de jovens? Está sendo um batismo de fogo ou o caminho é este mesmo? 
      Lembrar que o técnico Mano Menezes era o segundo nome da lista da CBF. Isso tem algum efeito? Comentar o fato e mostrar que ele não fugiu do desafio, mas será que se ficará mesmo no cargo até 2014? Muitos, com mais fama, caíram quando os resultados foram negativos. Falar da necessidade de os jovens jogadores terem consciência do que significa Seleção Brasileira (o Neymar está mesmo de salto alto? Na Seleção cabe ele adotar o estilo de bater um penâlti de maneira estilosa ou isso só deve ocorrer quando a equipe estiver goleando de 4 a 0? Ele receberá orientação da nova comissão técnica?)
       
        E mais ideias para você desenvolver. O Brasil é a oitava economia do mundo. Como se explica perdermos jovens talentos para Turquia, Grécia, Rússia, etc? O que deve ser feito para o fortalecimento dos clubes brasileiros? Agora mesmo, um jovem talento do Fluminense corre o risco de ser transferido para o inexpressivo futebol austríaco.
          
        E por aí vai: você deve criar o hábito de fugir do lugar comum. Creio que o seu blog crescerá ainda mais, quando você começa a procurar outras alternativas diferentes do chamado jornalões. A internet é um veículo novo - ultra moderno - e cabe a vocês jovens descobrirem a forma adequada de sua melhor utilização. É o que esse velho jornalista tem tentado fazer aos trancos e barrancos. Um dia desses correndo todos os riscos, fiz um artigo - não em defesa dos balões - mas mostrando que a midia e o pensamento oficial criam muitos factóides e não aprofundam outras discussões como a corrupção, a falta de educação em nossa sociedade, a falta de respeito às leis (não aquelas sem sentido, mas as que representam um mínimo de comportamento civilizado e que se fossemos uma sociedade educada não precisariam sequer existir), a poluição de rios e mares pelas indústrias (a de vestuário sendo uma das maiores poluidores) e pouco se fala nisso...
         

Foto: filme His Girl Fryday, de 1940, com Cary Grant e Rosalind Russel, abordando o glamour do jornalismo
-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário