Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Um avião de 65 milhões de dólares para o pregador

Pastor americano queria ter um jato privado de 65 milhões de dólares


O pastor Creflo Dollar achava que era a vontade de Deus que ele tivesse um jato privado
Pastor  Dollar disse que Deus queria que ele tivesse um jato 


Creflo Dollar é pastor evangélico que atua na área da televisão nos Estados Unidos, percorrendo todo o país. Por isso, alegando atender a Deus convocou os fiéis para uma campanha pela internet para arrecadar dinheiro com a finalidade de aquirir um jato mais moderno no valor de 65 milhões de dólares.
Para obter sucesso Dollar criou uma página na internet com video de cinco minutos, explicando os objetivos da campanha para obtenção de um jato Gulfls-tream G650. Ele desistiu da campanha, afirmando que "vozes de Satã" se opuseram ao seu intento.
Ele é líder da World Changers Church, culto cristão que dá ênfase ao evangelho da prosperidade. Dollar disse que a causa era nobre pois seu jato estava velho e sua missão não pode ser feita por carro ou trem.


Cancelamento de título de eleitor

Mais de 188 mil eleitores faltosos têm até segunda (4) para evitar cancelamento do título


Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições devem comparecer, até a próxima segunda-feira (4), ao cartório eleitoral, levando documento oficial com foto, ou terão o título cancelado. Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é considerado uma eleição. Quem quiser verificar se o título está passível de cancelamento deve acessarwww.tse.jus.br/eleitor/servicos/situacao-eleitoral. As zonas eleitorais funcionam de segunda a sexta, das 11h às 19h.

Até o momento, no estado do Rio de Janeiro, 4.545 eleitores faltosos regularizaram suas inscrições, mas 188.313 ainda estão com a situação pendente. Além de ficar impedido de votar, quem tiver o título cancelado não poderá obter passaporte, ser empossado em cargo público ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. A irregularidade também pode gerar dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

Municípios com recadastramento biométrico

Nos 17 municípios que estão realizando o recadastramento biométrico no estado, há um total de 27.398 eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições. Eles também terão o título cancelado se não regularizarem a situação até 4 de maio. Veja abaixo a relação de municípios onde já é possível fazer o recadastramento.


Município

Onde fazer

Eleitores que precisam regularizar a situação até 4 de maio

DUQUE DE CAXIAS

CAE Duque de Caxias - Av. Brigadeiro Lima e Silva, 282 - Parque Duque

11.525

VASSOURAS

Rua Domingos de Almeida,65, Centro

284

VOLTA REDONDA

CAE Volta Redonda - Av. Lucas Evangelista, 437 - Aterrado

2.655

SEROPÉDICA

Estrada Rio São Paulo, 310, Km 41, LT 6, QD A, Sala 208 - Jardim São Jorge

696

TRAJANO DE MORAIS

Av. Castelo Branco, nº 81 - Centro

66

CACHOEIRAS DE MACACU

Rua Dalmo Coelho Gomes, nº1, sala 311, prédio do Fórum - Betel

534

MARICÁ

Avenida Roberto Silveira, 524-a - ljs 02 e 03 - Flamengo

1.056

MIRACEMA

Av. Deputado Luiz Fernando Linhares, 1020, 3º andar – Fórum - Centro

270

TERESÓPOLIS

Rua Alice Quintela Maurici Regadas, 66 - Centro

2.056

CARMO

Rua Manoel Goulart, 42 - loja 01 - Centro

109

SÃO FIDÉLIS

Praça da Justiça s/nº, Fórum Francisco Polycarpo, 2º andar - Centro

310

CAMPOS DOS GOYTACAZES

CAE Campos dos Goytacazes - Av. Dr. Alberto Torres, 81 - Centro

4.130

RIO DAS OSTRAS

Avenida Guanabara, nº 3.837 – Bosque da Praia

1.081

ARRAIAL DO CABO

Rua Marechal Floriano Peixoto, 40 – Praia dos Anjos

386

IGUABA GRANDE

Avenida Paulino Rodrigues de Souza, 2001 – Parque Tamariz

281

ARARUAMA

Rua Bento Lisboa, 65 - Centro

1.182

SAQUAREMA

Av. Saquarema, nº 883 – Porto Novo

777


quarta-feira, 29 de abril de 2015

Partidos políticos

Termina nesta quinta-feira (30) prazo para partidos apresentarem prestação de contas de 2014


Os partidos políticos têm até esta quinta-feira (30) para entregarem a prestação de contas anual referente ao exercício de 2014. Até o momento, quatro das 29 legendas com representação no estado apresentaram as contas ao TRE-RJ. As agremiações que possuem diretórios municipais devem prestar contas diretamente nos cartórios eleitorais dos respectivos municípios.

Os balanços anuais devem conter a discriminação das receitas e despesas, os valores e destinação dos recursos recebidos do fundo partidário, a origem e o valor das contribuições e doações e as despesas de caráter eleitoral, entre outras informações. Mesmo as legendas que não tiveram movimentação financeira ao longo do ano devem prestar contas. A não prestação das contas ou a sua desaprovação implica a suspensão do recebimento das cotas do fundo partidário.

Proteína pode proteger células em tumor cerebral

Por Antonio Carlos Quinto - acquinto@usp.br
Cientistas estão desvendando a relação de uma proteína com um tipo de tumor cerebral letal, o glioblastoma multiforme (GBM). A proteína em questão é a galectina-3 (gal-3). Os experimentos foram realizados in vitro e in vivo e podem auxiliar no melhor conhecimento dos mecanismos de ação da gal-3 no desenvolvimento do GBM.
Ilustração de corte histológico de um glioblastoma multiforme
A pesquisa foi realizada no doutorado do biólogo Rafel Ikemori, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), sob orientação do professor doutor Roger Chammas, do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP, e responsável pelo Centro de Investigação Translacional em Oncologia do ICESP.
O primeiro passo foi observar in vivo a expressão de gal-3 em GBM. Ikemori conta que uma das características do GBM é possuir células com núcleo alongado que circundam áreas necróticas (mortas) originadas pela trombose de vasos sanguíneos. “Estas células formam uma área denominada pseudopaliçada e podem se originar também pelo rápido crescimento tumoral que não é acompanhado pela indução dos vasos. E somente estas células dentro deste tipo tumoral expressam gal-3”, descreve o cientista. A falta de vasos leva à falta de oxigênio (hipóxia) e nutrientes e, consequentemente, à morte celular.
Ikemori explica que há uma hipótese, cujas evidências já foram mostradas por alguns pesquisadores, de que as células desse centro hipóxico e privado de nutrientes migram para fora destas áreas em direção a vasos sanguíneos, porém não foi avaliada a relação da gal-3 com a sobrevivência celular neste tipo específico de microambiente. Assim, os ensaios consistiram de experimentos in vitro imitando este microambiente tumoral expondo as células de GBM à hipóxia e privação de nutrientes para avaliar as possíveis propriedades da gal-3. “Colocamos células de uma linhagem de GBM em cultura e avaliamos a expressão da galectina-3”, conta Ikemori.
Superexpressão de gal-3
Ao expor as células de GBM a hipóxia e privação de nutrientes, ele constatou o aumento da indução de gal-3, ou sua “superexpressão”. Para determinar sua função nestas condições, Rafael utilizou-se de uma técnica de biologia molecular para diminuir a expressão proteica de gal-3 nesta linhagem, expondo logo depois estas células a hipóxia e privação de nutrientes. “Nossos resultados demonstraram que houve aumento da morte destas células de GBM que tiveram a expressão de gal-3 reduzida”, ele conta.
Deste modo, é possível que a expressão in vivo de gal-3 em GBM seja um mecanismo de proteção contra a morte frente a um ambiente com baixa disponibilidade de oxigênio e nutrientes. De uma maneira interessante, ambientes hipóxicos tendem a demonstrar menor eficácia em tratamentos com radio/quimioterápicos, e deste modo a gal-3 poderia atuar também diminuindo a ação destes tratamentos.
Outro caminho explorado pelos cientistas foi o de estudar outras proteínas que seriam as indutoras da gal-3, mais especificamente o HIF-1α e o NF-kB. A hipótese levantada é a de que uma ação inibidora na direção destas proteínas indutoras também poderia evitar a superexpressão da gal-3 em condições de hipóxia.
Experimentos in vivo
Ao avaliar o efeito da expressão de gal-3 em uma outra linhagem tumoral, porém in vivoem camundongos, os cientistas demonstraram que gal-3 é importante no início do estabelecimento tumoral. Quando a expressão de gal-3 foi diminuída, o tempo de estabelecimento foi aumentado de 30 para 65 dias, ou seja, foi mais demorado. Ikemori lembra também que as taxas de crescimento caíram consideravelmente.
Os estudos de Ikemori poderão servir de base a outras pesquisas que visem melhor conhecer os mecanismos de ação e de combate nos casos de GBM. A pesquisa foi veiculada na revista PLOsOne, na edição de novembro de 2014.
Foto: Divulgação
Mais informações: rafaelikemori@gmail.com

Patrimônio Científico

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em São Carlos, em parceria com o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL) e o Museu da Ciência Mário Tolentino, promove no dia 30 de abril mais uma edição do “Ciclo de Palestras Ciências e Riqueza Social”.
O evento Patrimônio Científico de São Carlos: o rico acervo de pegadas fósseis e sua importância mundial receberá como palestrante o professor do Departamento de Biologia Evolutiva da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Marcelo Adorna Fernandes. O pesquisador irá apresentar a variada coleção de pegadas deixadas pela fauna de dinossauros e mamíferos nas areias petrificadas do maior deserto da história do Planeta, do qual a região de São Carlos fazia parte. Atualmente, essas pegadas são encontradas nas pedreiras de arenito e são usadas até como calçamento de ruas.
A palestra é gratuita e acontece no Museu da Ciência Mário Tolentino (Praça Coronel Sales, s/nº, São Carlos, na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos) às 19h30. Não é necessário realizar inscrição prévia.
O encontro tem como objetivo mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade.
Mais Informações: (16) 3307-6903, emailcienciaeriquezasocial@gmail.com

Discutindo Nietzsche

Durante os meses de abril e maio a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (Rua do Lago, 717, Cidade Universitária,São Paulo) receberá a 36ª edição dos Encontros Nietzsche. Promovida pelo Grupo de Estudos Nietzsche (GEN), a edição contará com uma série de reuniões gratuitas e abertas ao público.
Os encontros se dividem em duas etapas: na primeira, que se encerra com a participação da professora Scarlett Marton, o objeto de estudo é “Crepúsculo dos ídolos”; a segunda, cujo encerramento fica a cargo do professor Ivo da Silva Junior, debate “Nietzsche e a política”
As atividades acontecem no dia 29 de abril; nos dias 6, 20 e 27 de maio; e no dia 3 de junho. Todos os encontros ocorrem das 17h30 às 19h30, na sala 10 do Prédio da Faculdade de Filosofia e de Ciências Sociais. Não é necessário realizar inscrição.
Mais informações: gen@usp.br

Mapa cognitivo

Dia 29 de abril, às 16h45, o professor César Rennó Costa, pesquisador do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estará em Ribeirão Preto para a conferência Células de Posição, Células de Grade e a busca por um modelo do Mapa Cognitivo.
O pesquisador falará sobre a capacidade de autolocalização dos animais na natureza e a importância das células de posição, neurônios que se ativam apenas quando o animal está em uma determinada localidade do ambiente.
Durante a conferência, Rennó Costa fará uma revisão dos recentes achados experimentais e das teorias relacionadas aos circuitos neurais de autolocalização. Apresentará ainda as questões não respondidas e os desafios que os pesquisadores têm pela frente, além de apresentar os modelos computacionais desenvolvidos pelo seu laboratório.
O evento, gratuito e aberto ao público, faz parte dos Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada à Medicina e Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Será realizado na Sala 11 do Bloco Didático das Exatas (Bloco Quatro) da FFCLRP, campus da USP em Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3900.
Mais informações: (16) 3315-3693,e-mail física@ffclrp.usp.br

Biologia Celular e Leishmania

Dia 30 de abril, às 16h30, a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP apresenta o professor Luis Ricardo Orsini Tosi, especialista em biologia celular e molecular, para a conferência A divergent checkpoint clamp complex modulates genome maintenance in the ancient eukaryote Leishmania.
O evento, ministrado em inglês, apresenta aspectos genômicos importantes para o entendimento do parasita transmissor da leishmaniose.
Para participar, não é necessária inscrição prévia. Basta comparecer no Anfiteatro Pedreira de Freitas, Prédio Central da FMRP, Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto. A entrada é franca.
Mais informações: e-mail ivone@fmrp.usp.br

Darwin Day Ribeirão

No dia 29 de abril, às 9 horas, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Faculdade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) promove o terceiro Darwin Day Ribeirão Preto. O objetivo é propagar ideias da comunidade científica relacionadas à evolução e à biologia em geral.
Entre os temas a que serão abordados estão “Darwin no telhado das Américas”, “Darwin no Brasil”, “Síntese Estendida”, “Relações entre as pesquisas atuais em evolução e Darwin”.
As atividades serão no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, localizado na Av. Bandeirantes, 3900. Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo Facebook do Darwin Day Ribeirão.
O Darwin Day é uma celebração acadêmica global baseada no projeto OrganizaçãoInternacional Darwin Day Fundation, que corresponde a atividades variadas em muitos países.
Mais informações: email marcospiqueras@usp.br

Rede de restaurantes

No dia 5 de maio, o Center for Organization Studies (CORS) e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP realizam o CORS in Focus: Como construir rede de restaurantes. O palestrante convidado é Arri Coser, fundador da rede Fogo de Chão.
O evento é aberto ao público e tem início às 11 horas na sala Ruy Leme, no prédio FEA-1. A professora responsável é Maia Sylvia Macchionne Saes. Detalhes sobre a palestra podem ser encontrados neste link. O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (11) 3091-0616; site www.cors.usp.br

Crise Hídrica em São Paulo

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP promove, no dia 30 de abril, a mesa redonda A crise hídrica na Região Metropolitana de São Paulo. O evento terá a participação de acadêmicos de formações distintas, que irão abordar a crise a partir de suas respectivas áreas e pesquisas relacionadas com essa questão.
A mesa contará com a presença dos professores Ana Paula Fracalanza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, Cleide Rodrigues da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Antônio Carlos Zuffo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da advogada Juliana Cassano Cibim.
O evento ocorre no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana das 15 às 19 horas. Não é necessário inscrição prévia.
Mais Informações: (11) 3091-1149, site http://www.ieb.usp.br/evento/mesa-redonda-a-crise-hidrica-na-regiao-metropolitana-de-sao-paulo

Mesa-redonda

O Laboratório de Aulas Boas (LAB) promove, no dia 6 de maio, a Mesa-redonda: o que funciona em sala? na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.
O evento acontece das 14 às 16h30 no Desing Lab, na Biblioteca da FEA, localizada na Av. Prof. Luciano Gualberto, 380, na Cidade Universitária, São Paulo. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Mais informações: email alexandre.salvador@usp.br

Arte através de um olhar

Até o dia 30 de abril estará em cartaz a exposição A arte através de um olhar, da artista plástica Mariza Melo. A mostra integra o “Projeto Atelier & Arte”, promovido pela Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), que fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Cidade Universitária, Bauru. .
A exposição pode ser visitada das 8 às 18 horas, no Centro Cultural do campus da USP em Bauru. A entrada é gratuita e aberta ao público geral. Não é necessário realizar inscrição.
Mais informações: (14) 3235-8394; site http://www.ccb.usp.br/noticias.php?noticia_id=580;

Jornada de Estudos

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP promove, entre os dias 5 e 7 de maio, as Jornadas de Estudos Conceitualismos Latinoamericanos, com a presença do artista argentino Horacio Zabala.
Estão programadas as atividades “Conceitualismos da América Latina”, com conversação de Horacio Zabala e Cristina Freire; “Marcel Duchamp: legado permanente para artistas conceituais”, com ready-made, colagem, projetos e escritos de artistas; e “Aspectos de uma obra: a trajetória de Horacio Zabala”. No dia 5 de maio, às 17h30, haverá o lançamento do livro Arte Contemporânea – preservar o quê?, organizado por Cristina Freire.
As inscrições podem ser realizadas pelo email cursosmac@usp.br ou pelo telefone (11) 3091-3559 e custam R$ 50,00, com isenção para alunos da USP. O evento acontece no MAC Ibirapuera, (Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, no Parque Ibirapuera, São Paulo) a partir das 14h30.
Mais Informações: telefone (11) 3091-3559, email cursosmac@usp.br, site http://www.eventos.usp.br/?events=mac-promove-jornadas-de-estudos-conceitualismos-latinoamericanos

Livros da Humanitas na internet

A Editora Humanitas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acaba de lançar três obras inéditas.
A primeira, O Brasil na Monarquia Hispânica (1580-1668), foi organizada por Ana Paula Megiani, José Manuel Pérez e Kalina Silva. O livro reúne trabalhos recentes de pesquisadores que se dedicam às problemáticas relacionadas à passagem para o domínio da Coroa espanhola em 1580, devido à crise dinástica da Coroa portuguesa, apresentados em seminários ocorridos nas cidades de Salamanca e São Paulo no ano de 2012, e discutem diferentes aspectos da situação do Brasil durante o período da União Dinástica das Coroas Ibéricas e seu processo de dissolução (1580-1668). Pretende-se, assim, divulgar estudos recentes sobre o período, apontar novas perspectivas e retomar algumas questões consagradas pela historiografia brasileira e luso-espanhola.
Já o livro Ensino – Aprendizagem de Línguas e a Teoria Sócio – Histórico – Cultural e da Atividade, organizado por Marília Ferreira, Lilian de Melo Martinelli e José Augusto de Souza, visa divulgar, junto a linguistas aplicados, professores de línguas estrangeiras e alunos de pós-graduação em Letras, a potencialidade da teoria sócio-histórico-cultural e da atividade para a área de ensino-aprendizagem de línguas. Os artigos da coletânea trazem uma visão abrangente dos principais fundamentos da teoria sócio-histórico-cultural e da atividade, ligados a uma variedade de temas específicos, e, por conseguinte, suscitam inúmeras reflexões sobre o ensino e a aprendizagem em si, além de oferecerem um novo olhar sobre essa área da linguística aplicada.
O último lançamento, Nietzsche e o Ressentimento, de Antonio Edmilsom Paschoal, apresenta o modo como o conceito de “ressentimento” é apropriado por Friedrich Nietzsche e a abrangência que ele confere ao termo, utilizando-o tanto para a descrição de uma obstrução psicológica quanto para a caracterização de um fenômeno social presente em certas concepções de moral e de justiça pautadas, segundo ele, pela sede de vingança. A obra tematiza ainda possibilidades de superação do ressentimento e apresenta especulações que ultrapassam o círculo da filosofia e permitem pensar o uso do conceito para uma análise social e política, como faz, por exemplo, Peter Sloterdijk em seu livro Cólera e tempo (Zorn und Zeit), ou como se permite fazer o autor em suas reflexões sobre o Apartheid da África do Sul, superado sob a liderança de Nelson Mandela. Trata-se, assim, de um livro que se ocupa de aspectos internos da obra de um dos grandes filósofos da atualidade e, também, da possibilidades de uso de elementos dessa obra para pensar a atualidade.


Os lançamentos da Editora Humanitas podem ser adquiridos pelo emaileditorahumanitas@usp.br, na Livraria Humanitas e também em distribuidoras associadas.

Doação e transplante

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, em parceria com a Facultad de Psicología da Universidad Autónoma de Madrid e a Escuela de Enfermería da Fundación Jiménez Díaz, promove a Conferência Internacional de Educação para Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos Humanos.O evento acontece entre os dias 1 e 5 de junho no Centro Cultural Palace, no Teatro Pedro II e na Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto.
Os trabalhos devem ser enviados até dia 10 de maio para caepedotth@gmail.com e as inscrições devem ser realizadas neste link ou no local, data e hora de início do evento. Informações sobre programação, envio de trabalhos e preços de taxa de colaboração podem ser encontrados no site do evento.
Mais informações: email smvbueno@eerp.usp.br

Dia sem carne

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba dá início na próxima quarta-feira, 29 de abril, ao projeto Um Dia Sem Carne, no Restaurante Universitário (Rucas). A realização é do Serviço de Alimentação da Prefeitura do Campus Luiz de Queiroz, em conjunto com o Programa USP Recicla, Centro Acadêmico e com o apoio da HSI (Humane Society International). O projeto teve início em 2014, com a discussão e reflexão sobre o excesso do consumo e desperdício de carne no restaurante.
A iniciativa é baseada em uma campanha mundialmente conhecida como Segunda Sem Carne, praticada em 35 países como Estados Unidos e Reino Unido. No Brasil, foi lançada em 2009, na cidade de São Paulo, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA). O objetivo é conscientizar as pessoas quanto ao consumo exagerado de carne e as convida a ficar um dia por semana sem ingerir este tipo de alimento.
Segundo a educadora do USP Recicla, Ana Meira, a campanha baseia-se em uma iniciativa de conservação do meio ambiente. “Somente no almoço, a quantidade de carne ingerida por pessoa, no restaurante universitário, é de aproximadamente 200 g, sendo que o recomendado pelo Ministério da Saúde é de somente uma porção por dia, o que varia de 90 a 100g, dependendo do tipo de carne”, explica. Com a adesão ao projeto, estima-se que a economia anual seja superior a 14 toneladas de carne, além da economia de água de 140.300.000 litros (utilizada para a produção de carne bovina, suína e frango)
A educadora ainda ressalta que a implantação do projeto, na Esalq, envolveu a comunidade para esclarecer as motivações da prática, que estão relacionadas à preocupação com o ambiente, saúde e vida. As etapas foram: planejamento das atividades, elaboração e implantação de pesquisa com os usuários do restaurante sobre hábitos alimentares e adesão ao dia sem carne, formação para a equipe de servidores do restaurante, elaboração de materiais de comunicação sobre o tema e realização de intervenções educativas. “Ao todo, 602 pessoas participaram da pesquisa e responderam ao nosso questionário, sendo a grande maioria alunos de graduação e pós. A pesquisa atingiu, também, docentes e funcionários, e 72% da comunidade se colocou a favor da iniciativa do dia sem carne.”
Entre as opções que serão servidas no restaurante, destacam-se escondidinho de brócolis, strogonoff de berinjela, strogonoff vegetariano, quibe de berinjela, ratattouille, tortas de legumes, entre outros. O dia sem carne não será fixo e em cada semana ocorrerá em dias alternados. “Mais importante do que a mudança de cardápio o que se pretende é estimular o cuidado com a saúde e com o meio ambiente, e que isso se reflita na sensibilização da comunidade, na mudança de atitude e na adoção de novos hábitos”, conclui Ana.
Mais informações: email recicla.esalq@usp.br

Educação-RJ

Rede estadual do Rio de Janeiro é pioneira na criação de um Currículo Básico

Medida permitiu que estado alcançasse a 3ª melhor nota no Ideb/2013


O Estado do Rio de Janeiro é o pioneiro na criação de um Currículo Básico para toda a rede de ensino. Essa foi uma das principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação no ano de 2011, marcado pelo início da implantação do novo Programa de Educação do Estado. Além de reduzir as desigualdades entre as escolas, a iniciativa contribuiu para o salto do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): o Rio saiu da 26ª colocação, em 2009/2010, para a 3ª melhor nota de todo o país, em 2013/2014. 

A construção de uma base curricular comum, que permita que estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país se orientem por um mesmo currículo, é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), até 2016. No Rio, o Currículo Básico é composto por 12 disciplinas da Base Nacional Comum, além de Resolução de Problemas Matemáticos, Produção Textual, Conhecimentos Didáticos, Formação Complementar, Fundamentos da Educação, Laboratórios Pedagógicos, Parte Diversificada e Práticas Pedagógicas.

O material tem papel central na política de ensino do estado, com o diferencial da participação ativa dos professores da rede em sua construção, em parceria com especialistas das universidades, considerando as diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação. Os conteúdos garantem o direito à aprendizagem e, ao mesmo tempo, reduzem a desigualdade entre as escolas, porque todos os alunos têm acesso ao mesmo padrão curricular.

Segundo a subsecretária de Gestão do Ensino da Seeduc, Patrícia Tinoco, por meio do Currículo Básico, os docentes também têm acesso a orientações pedagógicas e sugestões de atividades.

- Além de apresentar o conteúdo mínimo de cada disciplina a ser lecionada, essa metodologia oferece aos professores da rede: interdisciplinaridade, indicações bibliográficas e recursos digitais. Desta forma, a Seeduc proporciona mais recursos para tornar as aulas mais dinâmicas – ressaltou a subsecretária.

A professora Ana Carolina Rodrigues, que leciona a disciplina de Matemática no Colégio Estadual Brigadeiro Schort, em Jacarepaguá, afirma que a introdução do Currículo Básico na rede estadual de ensino foi benéfica para alunos e professores.

- Hoje, quando recebemos estudantes de outras unidades, temos a certeza que eles receberam o mesmo conteúdo que os outros alunos da escola, onde irão estudar. Essa proposta unificou a rede – disse a docente, que ingressou na Seeduc em 2009.

Ana Carolina lembra, ainda, que o Currículo Básico é de suma importância para os alunos do Ensino Médio que estão se preparando para o Enem e para o Vestibular.

- O material traz as questões fundamentais que precisamos trabalhar com os alunos que farão avaliações importantes como essas – completou a docente, que dá aulas para as turmas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

O diretor do Colégio Estadual Ignácio de Azevedo do Amaral, no Jardim Botânico, José Rodrigues, disse que a introdução do Currículo Básico também permite que os pais acompanhem com mais clareza a vida dos filhos na unidade escolar.

- Como gestor, posso atestar que essa foi uma das medidas mais eficientes adotadas pela Seeduc. Além de auxiliar o nosso corpo docente, a ferramenta permite que informemos aos responsáveis, durante as reuniões, o que o aluno está aprendendo em cada semestre na escola. Isso demonstra que o Estado está comprometido em oferecer uma educação pública de qualidade – finalizou.




terça-feira, 28 de abril de 2015

CPI do HSBC

CPI do HSBC ouve diretor da Polícia Federal na quinta-feira

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC, presidida pelo senador Paulo Rocha (PT-PA), que investiga o chamado Swissleaks, que vazou as informações sobre milhares de contas secretas na filial suíça da instituição financeira, vai ouvir o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, nesta quinta-feira (30), às 09h, no plenário nº 2 da ala senador Nilo Coelho.

O requerimento para ouvir Daiello foi assinado pelo relator da CPI do HSBC, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Ferraço lembra que a PF já tem um inquérito aberto visando à apuração de possíveis ilícitos criminais relacionados à evasão fiscal para a filial suíça daquele banco.

“Há suspeita de delitos extremamente graves. Contra o sistema financeiro, de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, corrupção, tráfico de drogas e receptação e outros delitos”, afirmou Ferraço.

O Swissleaks, nome dado pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos ao vazamento de informações feito por um ex-funcionário do HSBC na Suíça, que tem permitido investigações e punições de infratores em diversos países no mundo.



Israel

Equipes de resgate de Israel
são enviadas para o Nepal

Mais de 200 membros da Força de Defesa de Israel e do Comando de Defesa Civil foram prestar atendimento no Nepal após o trágico terremoto que arrasou o país. Eles vão montar um hospital de campanha e ajudar nos esforços em encontrar sobreviventes na extensão da cordilheira do Himalaia. Em 2010, no Haiti, os israelenses foram os primeiros a chegar e ofereceram tratamento a mais de 1.000 vítimas, além de fazerem os partos de 16 bebês.

Marinha

Marinha do Brasil inaugura Centro de Defesa Nuclear Biológica Química e Radiológica
A Marinha do Brasil (MB) realiza nesta terça-feira, 28, às 15h, a cerimônia de ativação de seu Centro de Defesa Nuclear Biológica Química e Radiológica (CDefNBQR-MB), que estará subordinado ao Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. A nova Organização Militar (OM) localiza-se Avenida Brasil, 13.476, na altura de Parada de Lucas, na mesma região onde está situado o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN). 

O objetivo do CDefNBQR-MB, que será comandado pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Carlos Jorge de Andrade Chaib (Comandante Chaib),  é coordenar e integrar as atividades de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (DefNBQR), no âmbito da MB, estabelecendo um canal técnico com as OM de DefNBQR e com os demais Comandos e OM, e ficar em condições de coordenar e integrar essas mesmas atividades no âmbito do Ministério da Defesa.

À ocasião da inauguração, os presentes poderão assistir a uma demonstração em tempo real da Companhia de Defesa NBQR, do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, sobre o funcionamento da atividade de DefNBQR.

MUNDO DO SAMBA - Adriana Vieira





Difícil é o Nome apresenta novo casal de mestre-sala e porta-bandeira 

A vermelho e branco de Pilares anunciou neste final de semana duas novas contratações para o carnaval do próximo ano: Clewerson Ribeiro e Juliane Magalhães formarão o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da agremiação.

O casal dança junto desde 2012, mais a paixão pela dança começou bem antes: "Eu comecei a dançar em 2005, no quadro mirim da Grande Rio. No ano de 2008 passei a ser a primeira porta-bandeira mirim da Pimpolhos da Grande Rio. Conheci o Clewerson em 2012, no Império do Gramacho e dançamos juntos desde então", declarou Juliane, que neste ano defendeu o pavilhão da União de Vaz Lobo.

Clewerson Ribeiro iniciou sua carreira no ano de 2007 na Virando Esperança, escola mirim da Viradouro, onde ficou por três anos. "Eu dancei também pela Império do Gramacho, onde conheci a Juliane, nós dançamos juntos desde então. Em 2014 e 2015 fomos o primeiros casal da União de Vaz Lobo"- conta o mestre-sala.

O jovem casal não escondeu a alegria diante da nova etapa. Juliane se diz agradecida pelo convite: "Me sinto muito agradecida e feliz por essa oportunidade que a escola me deu. Com muito esforço e concentração vamos trabalhar rumo aos 40 pontos".

Clewerson também não escondeu a emoção: "Eu estou muito feliz e orgulhoso pela oportunidade que a Difícil é o Nome me deu para mostrar meu trabalho. É uma porta que se abre para quem sabe um dia ser um dos melhores mestre-sala do rio!".

O casal se apresentou pela primeira vez com o pavilhão da agremiação na Feijoada em homenagem a São Jorge que aconteceu na última quinta-feira, 23 de abril.

A Difícil é o Nome desfilará pela Série D em 2016, na avenida Intendente Magalhães, o enredo “IdeALICE – O Maravilhoso Mundo dos Sonhos”. Em breve será divulgada a sinopse do enredo e o calendário das eliminatórias de samba-enredo.

Império da Praça Seca elege seu presidente Marcelo Varanda
    
O Império da Praça Seca, escola de samba do Grupo C, realizou no último domingo, dia 26,  eleição para escolha do novo presidente. Com chapa única e tranquila foi eleito como presidente Marcelo Varanda e como vice-presidente Greg Tavares.
A nova diretoria tomará posse no dia 17de maio, na tradicional feijoada em sua quadra. Na ocasião, serão apresentados os membros da equipe de carnaval e  enredo de 2016.
"Estou muito feliz com a confiança da comunidade em nosso projeto para o carnaval. Tenho certeza que com a ajuda da comunidade estamos entrando com força na briga pelo título", disse Marcelo Varanda.
Para o vice-presidente Greg Tavares, o foco a partir de agora será a conquista do título com determinação e muito trabalho.




Em dia de festa, Rocinha presta homenagem a São Jorge

A comunidade da Rocinha agradeceu as bençãos a São Jorge em uma festa realizada na quadra da agremiação na manhã e início da tarde de quinta-feira, 23 de abril, data em que o santo é venerado em todo o Brasil.

As comemorações em honra ao santo guerreiro iniciou as 8:00 da manhã com uma carreata saindo da Rua 1 em direção á paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, depois uma procissão com a imagem de São Jorge seguiu até a quadra da escola, onde uma missa foi celebrada.

- A missa já é realizada a três anos e cada vez fica mais cheia e organizada. Nosso intuito é agradecer e pedir ao santo guerreiro proteção e força para fazermos um carnaval digno de representar a maior favela da América Latina – declarou o presidente Ronaldo Oliveira.

Após a celebração os fiéis puderam tocar a imagem, pedir e agradecer pelas vitórias deste ano. Para fechar as comemorações foi servido gratuitamente uma deliciosa feijoada a todos que participaram da comemoração.

A rainha de bateia da escola, Monica Nascimento, comentou sobre a festa e agradeceu ao seu santo de devoção pelo desfile de 2015: "Carrego São Jorge comigo e hoje é o dia de estar junto da escola, agradecer pela nossa vitória em 2015 e pedir muita força e garra para toda nossa comunidade no desfile de 2016".

Em 2016, a Borboleta Azul, Verde e Branco retorna a Marquês de Sapucaí após ser campeã da Série B com o enredo “Borboleteando nos destinos da vida! O que te desafia te transforma”.


Foto: Rangel Andrade





Colégio Estadual Marcílio Dias

TRE Vai à Escola: uma “aula de cidadania” para estudantes de Belford Roxo

Quase 200 alunos do Colégio Estadual Marcílio Dias, em Belford Roxo, assistiram, na manhã de segunda-feira (27), a uma palestra da juíza da 153ª Zona Eleitoral, Vera Maria de Albuquerque, sobre a importância do voto. "Hoje é um dia histórico, pois recebemos aqui na Baixada Fluminense, numa área bastante carente, magistrados da Justiça Eleitoral", afirmou a diretora da escola, Mônica Almeida, que definiu o encontro como "uma aula de cidadania". Promovido pelo projeto "TRE Vai à Escola", o evento contou com a presença do diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), desembargador Wagner Cinelli, e do corregedor regional eleitoral, desembargador eleitoral Marco Couto.

Ao iniciar a palestra, a juíza Vera Albuquerque indagou à plateia, composta por alunos do ensino médio com mais de 16 anos, quem já tinha tirado o título eleitoral. Diante da negativa da maior parte dos estudantes, ela explicou que o voto é um direito, que deve ser exercido de forma consciente. "Hoje, com a internet, está muito mais fácil acompanhar e fiscalizar os políticos, para avaliarmos se eles estão realmente nos representando", aconselhou a magistrada, indicando alguns sites, como o do Senado, o do Tribunal Superior Eleitoral e o Portal da Transparência. "Quando uma pessoa vota mal, ela se coloca à mercê de políticos sem moral ou capacidade administrativa, e, por consequência, sofre com a corrupção e a falta de serviços básicos", alertou.

De forma sucinta e didática, a juíza tratou de outros temas, como o funcionamento dos três poderes, dando destaque, no âmbito do Judiciário, às atribuições da Justiça Eleitoral. Abordou os avanços do processo eleitoral, como a urna eletrônica, criada há 18 anos, e a identificação biométrica do eleitor, cujo recadastramento está sendo realizado atualmente em 17 municípios e em parte da capital. A magistrada convidou, ainda, os alunos com mais de 18 anos a trabalharem como mesários nas próximas eleições. "A eleição é feita por todos, não só pelos juízes e servidores. Por isso, a participação da população é fundamental", explica.

O diretor da EJE, Wagner Cinelli, informou que a palestra desta segunda-feira é a primeira de uma série que irá ocorrer este ano em todo o estado. "Reativamos o projeto e escolhemos esta escola para ser a primeira a receber o TRE-RJ, mas devemos realizar a visita em pelo menos mais 30 colégios", adiantou o desembargador. O corregedor Marco Couto também chamou a atenção para o projeto, que, desde a sua criação, em 2011, já promoveu o exercício livre e consciente da cidadania para quase 32 mil estudantes fluminenses. "É muito importante aproximarmos os estudantes, que são os futuros eleitores da Justiça Eleitoral", defendeu o corregedor.

UFF Mulher

Seminário de Relações de Gênero e Violência Doméstica na Prática


Em comemoração do Dia Nacional da Mulher, celebrado em 30 de abril, o
programa de extensão UFF Mulher irá realizar o 3º Seminário de
Relações de Gênero e Violência Doméstica na Prática Institucional, nos
dias 28 e 29 de abril. Com o tema “Interfaces do Judiciário e Redes de
Atendimento”, o evento, realizado em parceria com o Juizado Especial
de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Niterói, ocorre
das 17h às 21h, na Faculdade de Economia, Campus do Gragoatá, Bloco F,
São Domingos, Niterói.

Primeira promotora no Brasil a aplicar a Lei Maria da Penha,
Lindinalva Rodrigues, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, abre o
seminário com a conferência “Violência Doméstica: Vulnerabilidades e
Desafios na Intervenção Criminal e multidisciplinar”, no dia 28 de
abril, às 17h. Em seguida, a partir das 18h, terá início a
mesa-redonda “Rede de Proteção e Atendimento à Mulher Vítima de
Violência Doméstica: Ações e Enfrentamento”, que traz nomes de
diferentes áreas para discutir a temática proposta.

No dia 29 de abril, a professora da UnB e ex-secretária de Políticas
para Mulheres Lourdes Maria Bandeira irá apresentar a conferência
“Relações de Gênero e Violência Doméstica contra a Mulher”, a partir
das 17h. Fechando a programação, a mesa “A Aplicação da Lei 11.340 nos
Casos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: da Teoria à
Prática” discutirá, dentre outros temas, a aplicação da Lei Maria da
Penha nos casos de relacionamentos homoafetivos, com a participação da
transexual Bianca Figueira, membro da Comissão de Direito Homoafetivo
da Ordem dos Advogados do Brasil.

Outras informações pelos telefones 2629-5192 e 2629-5193 ou pelo
e-mail uffmulher@gmail.com.