Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Visita ao Museu neste domingo

Antigo Palácio da Justiça será aberto neste domingo em comemoração aos 450 anos do Rio

Neste domingo, dia 1º de março, em que a cidade do Rio de Janeiro comemora o aniversário de 450 anos, o grande jurista brasileiro, Ruy Barbosa, e Têmis, a deusa grega das leis e dos juramentos, irão realizar, às 16h, uma visita teatralizada no Antigo Palácio da Justiça, localizado na Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio. O evento, que faz parte do programa “Por dentro do Palácio”, realizado pelo Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio), conta, através dos personagens interpretados pelos atores Eduardo Diaz e Dulce Penna de Miranda, a história do prédio que hoje integra o Corredor Cultural do Rio de Janeiro
Além da sessão especial neste domingo, Ruy Barbosa e a deusa Têmis, fazem apresentações ainda nesta quinta-feira, dia 26, e no sábado, 28, sempre às 16h. A entrada é gratuita e as senhas são distribuídas 15 minutos antes do início da visita, no foyer do Antigo Palácio da Justiça.
As Visitas
Ciceroneados pelos personagens, os visitantes irão conhecer algumas das áreas nobres do Palácio e descobrir suas antigas funções, tais como: o Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, Salão dos Passos Perdidos, o Tribunal Pleno e a Biblioteca de Obras Raras. Além das áreas históricas, o visitante também tem a oportunidade de conhecer as instalações do Centro Cultural, como a Sala de Acervo de Figurinos do Teatro na Justiça (1999/2014), e a Sala Multiuso, projetada especialmente para receber peças de teatro, recitais de música e projeções de vídeos.
Serviço - Por Dentro do Palácio
Duração da Visita: 50 minutos;
Lotação: 40 visitantes
Entrada gratuita com distribuição de senhas no próprio local 15 minutos antes de cada sessão.
Antigo Palácio da Justiça: Rua Dom Manuel, 29, Centro, Rio de Janeiro – RJ; telefones: (2)1 3133-3366 / 3133-3368.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Alex de Oliveira comemora retorno da Rocinha à Série A



ADRIANA VIEIRA - MUNDO DO SAMBA

Após conquistar o campeonato do Grupo B do Carnaval 2015 e levar a Acadêmicos da
Rocinha de volta à Séria A , onde defendeu o enredo "Borboleteando nos destino da vida. O que te desafia, te transforma...", o carnavalesco Alex de Oliveira já está se preparando para desafio de abrir o Carnaval 2016 da Marquês de Sapucaí.  Ele declarou estar muito feliz pelo resultado  final do trabalho que começou no início de 2014, salientado que o próximo enredo já está sendo discutido e em breve será divulgado.
"Eu sempre amei a Rocinha e quando fui chamado para ser o carnavalesco, pensei em me
dedicar ao máximo para que ela pudesse voltar à Série A. Como sou professor de Design
(figurino) e Engenharia (alegorias) da  Universidade Veiga de Almeida (UVA), fiz uma parceria entre a escola e a faculdade, e as aulas práticas foram feitas com os meus alunos dos cursos de Design e Engenharia. Eles confeccionaram as fantasias juntamente com a comunidade da escola. Montamos atelier na quadra da agremiação sob a supervisão e gerenciamento do figurinista e amigo Glauber Costa, e fizemos tudo lá com antecedência. Uma semana antes, já tinhamos tudo pronto para o desfile", ressaltou.
O carnavalesco explicou ainda que o enredo foi inspirado na fênix, no ressurgimento da
Rocinha ao Carnaval da Sapucaí. Ele juntamente com Christine Moutinho fizeram a pesquisa, elaboraram a sinopse e desenvolveram o tema. "O enredo ajudou muito porque é de fácil leitura. Acho que fizemos um trabalho bem elaborado, usamos material não muito oneroso e aproveitamos cada centímetro do que compramos. E o resultado todo mundo já sabe: somos campeões da Intendente Magalhães", declarou emocionado.
Alex tem motivos ainda para continuar comemorando, pois foi agraciado com o Troféu
Plumas & Paetês 2015, em homenagem a Elza Soares, que será entregue no dia 11 de abril, na Cidade do Samba. '

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Teatro grátis no Centro do Rio

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Assessoria de Imprensa

Peça A Visita da Velha Senhora retorna após período de Carnaval

O clássico do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt ganha uma nova montagem na cena carioca. As sessões desta semana serão nos dias 23, 24 e 25, de segunda a quarta, na Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio), localizada no Antigo Palácio da Justiça, Rua Dom Manuel 29, Centro. As apresentações são sempre às 19h, com entrada gratuita, e distribuição de senhas para o público externo a partir das 18h30. O espetáculo é uma realização do CCPJ-Rio, em homenagem aos 15 anos do programa “Teatro na Justiça”, em curso no âmbito cultural do Poder Judiciário fluminense desde 1999.
No elenco estão: Maria Adélia, Marcos Ácher, Rogério Freitas, Eduardo Rieche, Paulo Japyassú, Sávio Moll, Laura Nielsen, Renato Peres, André Frazzi, Anita Terrana, Pedro Lamin e Pedro Messina. A direção é assinada por Sílvia Monte, a direção musical é de Marcelo Coutinho, cenário, de José Dias, figurino de Pedro Sayad e iluminação de Elisa Tandeta.
A história se passa numa pequena cidade da Europa Central, Güllen, que vive na miséria, arrasada por violenta crise econômica. Um dia, porém, a cidade é tomada por movimentação incomum. Todos os seus habitantes se preparam para receber a mulher mais rica do mundo, Claire Zahanasian (Maria Adélia). Clara Waescher nasceu em Güllen e aos 17 anos namorou Alfred Schill (Marcos Ácher). Grávida e abandonada por Schill, ela moveu na justiça de Güllen uma ação de “investigação de paternidade”. Um processo humilhante ao fim do qual ela acabou sendo expulsa da cidade.
Desamparada, Clara tornou-se prostituta. E no bordel ela conhece o arquimilionário Zahanassian com quem se casa. Viúva, ela torna-se a única herdeira de um grande império. Quarenta e cinco anos depois de ter sido expulsa da cidade, ela retorna à Güllen com o firme desejo de vingar-se. Clara ajudará a sua cidade natal, mas impõe uma condição: um bilhão em troca da cabeça de Alfredo Schill.
A peça “A Visita da Velha Senhora” é obra-prima da dramaturgia mundial e mola mestra da carreira do autor suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990). Um texto contundente sobre a hipocrisia social e a falência dos valores humanos, uma desenfreada sátira ao poder do dinheiro e a queda dos valores.
FICHA TÉCNICA
A Visita da Velha Senhora
Autor: Friedrich Dürrenmatt
Tradução: Mario da Silva
Direção e Adaptação: Sílvia Monte
Direção Musical: Marcelo Coutinho
Cenário: José Dias
Figurino: Pedro Sayad
Iluminação: Elisa Tandeta
Direção de Produção: Renata Blasi e Ana Paula Abreu
Realização:
Centro Cultural do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Diretoria-Geral de Comunicação e Difusão do Conhecimento
Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
SERVIÇO
Temporada: de 2 de fevereiro a 29 de julho, de segunda a quarta-feira, às 19h
Local: Sala Multiuso – CCPJ-Rio / Antigo Palácio da Justiça
Endereço: Rua Dom Manuel 29, Centro, Térreo - Rio de Janeiro – RJ
Capacidade: 54 lugares
Duração do espetáculo: 120 minutos/ com intervalo de 10 minutos
Recomendação etária: 14 anos
Entrada franca com distribuição de senhas 30 minutos antes do início da sessão.
CCPJ-Rio
Telefones: (21) 3133-3366 / 3133-3368

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Dom Helder e o carnaval


"Carnaval é a alegria popular. Direi mesmo, uma das raras alegrias que ainda sobram para a minha gente querida. Peca-se muito no carnaval? Não sei o que pesa mais diante de Deus: se excessos, aqui e ali, cometidos por foliões, ou farisaísmo e falta de caridade por parte de quem se julga melhor e mais santo por não brincar o carnaval. Estive recordando sambas e frevos, do disco do Baile da Saudade: ô jardineira por que estas tão triste? Mas o que foi que aconteceu....Tú és muito mais bonita que a camélia que morreu... Brinque meu povo querido! Minha gente queridíssima. É verdade que quarta-feira a luta recomeça. Mas, ao menos, se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida!"

(Dom Helder Câmara, 01 de fevereiro de 1975, durante sua crônica radiofônica "Um olhar sobre a cidade" da Rádio Olinda AM)

www.agenciareporterdigital.com.br - Recado do Repórter
www.ardgospel.blogspot.com.br
www.apagadordigital.blogspot.com.br
www.aprovacaoautomatica.blogspot.com.br
www.ardbola.blogspot.com.b

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Paty do Alferes

PT de Paty do Alferes perde cotas do fundo partidário

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Paty do Alferes teve as contas relativas ao exercício de 2013 desaprovadas pelo juízo da 48ª Zona Eleitoral. De acordo com a sentença, a legenda não apresentou documentos "obrigatórios na legislação e regulamentação eleitorais e contábeis", como os livros diário e razão, entre outras "falhas". Com a decisão, o diretório não poderá receber cotas do fundo partidário durante um ano. Ainda cabe recurso ao Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Processo relacionado: PC 3670

Jurista suplente

Defensor público Herbert Cohn toma posse como membro suplente do TRE-RJ

O defensor público Herbert de Souza Cohn tomou posse como jurista suplente do TRE-RJ na quinta-feira (12), em sessão solene realizada no Plenário da Corte eleitoral fluminense. O presidente do Tribunal, desembargador Bernardo Garcez, elogiou a "reconhecida experiência" de Cohn na advocacia: "O senhor é um homem preparado para o exercício da função", afirmou. O vice-presidente, desembargador Edson de Vasconcelos, saudou o novo membro em nome da Corte e destacou o fato de Cohn ter escolhido "o caminho de se dedicar ao próximo, defendendo pessoas carentes na Defensoria Pública e atuando como advogado de trabalhadores". 

Mestre em direito público pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e defensor público desde 1981, Cohn foi também presidente da subseção da OAB de Petrópolis de 2003 a 2012. De acordo com a Constituição Federal, os Tribunais Regionais Eleitorais são compostos por dois desembargadores estaduais e por dois juízes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justiça, mediante eleição, pelo voto secreto; por um juiz do Tribunal Regional Federal; e por dois advogados, nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice indicada pelo Tribunal de Justiça.