Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

sábado, 30 de agosto de 2014

Juiz nega direito de resposta de Pezão a Garotinho

Em decisão liminar (temporária), o desembargador eleitoral Wagner Cinelli, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, negou direito de resposta do governador e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB) ao deputado federal e candidato ao governo Anthony Garotinho (PR) por suposta propaganda negativa no horário eleitoral gratuito veiculado em 27 de agosto (quarta). Pezão alegou que o programa teria inserido matéria "inverídica, injuriosa e caluniosa com o objetivo de denegrir sua imagem perante o eleitorado fluminense". O desembargador Cinelli entendeu que, diante das provas apresentadas, não seria possível "ao menos à luz de um juízo de cognição sumária, vislumbrar a presença dos requisitos que autorizam o provimento antecipatório". O mérito da ação (quando o juiz examina os fatos com mais profundidade) ainda será julgado pelo TRE-RJ.

Processo relacionado: RP-717608

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Eleições 2014

Fiscais apreendem material irregular em Campos

A equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral em Campos, Norte Fluminense, apreendeu nesta terça-feira (26), na empreiteira Plano Construção e Terraplanagem, no bairro Parque Rosário, cerca de 60 mil santinhos, dezenas de adesivos e cartazes de campanha do PR e Pros, recibos de obras realizadas pela construtora para a prefeitura, quatro computadores, um notebook e um pen drive (dispositivo de armazenamento de dados). O material foi encaminhado para a Polícia Federal.

Na quarta-feira (27), foi a vez do posto de saúde do distrito de Saturnino Braga, onde os fiscais encontraram 22 panfletos de campanha eleitoral no depósito de materiais. Fiscais de Campos também acharam seis adesivos de candidatos do PR e Pros dentro de um táxi que estava estacionado no pátio do posto. Os relatórios da operação serão encaminhados pelo juiz da 75ª ZE ao Ministério Público Eleitoral, a quem cabe propor as ações que julgar necessárias.

C.E República Argentina


             Dorival Caymmi é inspiração durante Semana Cultural

Os alunos do Colégio Estadual República Argentina, na Zona Norte do Rio de Janeiro, tiveram contato com música, artes plásticas e produções audiovisuais, num único espaço. Nesta edição da Semana Cultural, o centenário de nascimento de Dorival Caymmi foi o centro das atividades. A iniciativa foi uma forma de inserir os estudantes no universo do artista, e também de homenagear o gênio baiano, que passou a maior parte da vida no estado. As atividades aconteceram de 25 a 28 de agosto.

Cerca de 50 estudantes participaram das apresentações artísticas, no palco e nos bastidores. Do figurino ao cenário, tudo foi produzido por eles. Ao todo, vinte e cinco músicas foram cantadas e encenadas pelo grupo, entre elas, Maracangalha, Marina e Rosa Morena.

A preparação começou há nove meses, sob o olhar atento e cuidadoso do professor de artes, Marcus Vinícius, orientador do projeto.

- Foi um trabalho de resgate cultural. Apresentamos o grande Dorival Caymmi aos nossos alunos. Passamos por toda diversidade artística dele, que não foi só cantor. Foi também pintor e ator. E inovou na música, não se prendendo a gêneros. Misturou numa mesma canção o samba e a valsa - explicou Marcus.

O professor também frisou a importância pedagógica do projeto.

- Isso melhora o desempenho deles na escola, até estimula a presença em sala. Numa época em que os jovens não sabem quem é Dorival Caymmi, é preciso aproximá-los desta riqueza cultural - concluiu.

Tatiane Paula, aluna da 3ª série do Ensino Médio, adorou interpretar a canção “Rosa Morena”.

- Eu nunca tinha ouvido, e adorei. O Caymmi retratava a mulher como divina. Ele valorizava a gente. Isso foi o que mais me chamou a atenção - disse a aluna.

Vestida de Iansã, representando o candomblé que é reverenciado na obra de Caymmi, a jovem Roberta fez uma performance da música “Mãe menininha”.

- Por alguns momentos deixei de ser atendente de farmácia e virei artista. Deu até mais vontade de vir à escola - contou a estudante da 3ª série.

Enquanto os novos “artistas” se preparavam, os colegas lotavam o auditório. Ao todo, são 390 alunos matriculados na escola, a qual oferece os  ensinos Fundamental, Médio e de Jovens e Adultos (EJA).  Entre eles, seu Antônio, de 87 anos.

- Estou gostando muito dessa semana. Nunca imaginei ver tanta coisa bonita - comemorou o aluno.

A diretora da escola, Regina Márcia, ficou orgulhosa ao ver os alunos em ação.

- A gente só funciona no turno da noite. Nossos alunos passam o dia trabalhando, já chegam cansados. É importante deixar o conteúdo o mais atraente possível. É um incentivo ao aprendizado -, frisou.

A diretora também lembrou que a Semana Cultural está consolidada no calendário escolar desde o ano passado, quando os alunos homenagearam o centenário de Vinícius de Morais. O evento não ficou restrito ao Colégio República Argentina; discentes de outras instituições também foram convidados para assistir aos espetáculos.

- É uma oportunidade de ver coisas novas, ainda mais para conhecer um artista tão importante, mas que eu nunca tinha ouvido falar -, disse Rhayane Jhnif, aluna da Escola Municipal Zilla Junger da Silva, de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense.

A programação incluiu a presença da sobrinha de Dorival Caymmi, Tânia Ferreira. Feliz com a homenagem ao tio, ela foi à escola e participou de uma entrevista, cujo roteiro foi elaborado pelos próprios alunos.

- A semana foi ótima. Conhecemos a história do Dorival Caymmi, vimos a sobrinha dele aqui. A merenda escolar foi adaptada à culinária baiana, e ainda conhecemos a grandeza desse brasileiro -, resumiu o aluno Antônio Silva.

Fotos: Divulgação

C. E. Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca


  Projeto de Leitura da Escola
Atividade contará com palestras, apresentações de sarau e concurso de poemas

Uma aula diferente está movimentando os alunos do Colégio Estadual Carlos Arnoldo Abruzzini da Fonseca, em Sepetiba, nesta sexta-feira (29/08). Desde o turno da manhã, eles participam do “Projeto de Leitura da Escola – Formando hoje, o cidadão de amanhã”, que tem o objetivo de incentivar os alunos a ler e escrever cada vez mais e melhor.

Durante a atividade, o artista plástico Rafael Monteiro ministra palestra sobre seu livro “A percepção estética”, contando sobre a sua experiência no processo de criação de textos, ilustrações e histórias em quadrinhos. Monteiro, que já teve ilustrações publicadas em revistas de arte e história; foi editor gráfico da revista Guarda Chuva e desenvolveu trabalhos para empresas multinacionais, está entusiasmado com o projeto. É a segunda vez que ele visita a unidade escolar e compartilha seu conhecimento com os jovens.




- Estou muito animado com a oportunidade de falar aos alunos sobre o prazer de ler e escrever. Além disso, vou poder mostrar que o processo de criação de textos é muito interessante -, disse Rafael, que também atua na Assessoria de Comunicação da Seeduc.

A iniciativa partiu da professora da sala de leitura, Valéria Queirós, que realiza o evento há um ano. Para ela, uma das coisas mais importantes desse tipo de projeto é ver que seus alunos têm muito mais interesse por obras literárias.

- Hoje, vejo que os alunos deixam a sala de leitura cheia, sempre querem livros. Isso é muito gratificante pois sei que a leitura vai torná-los cidadãos melhores -, falou.

Além do palestrante Rafael, a escola receberá a escritora de livros infanto-juvenis, Rita Meno, e contará com apresentações de sarau produzidas pelos estudantes, concurso de poemas entre as turmas da unidade e debate sobre curtas que serão exibidos.

A diretora-adjunta da unidade,  Laura Augusta da Silva, não esconde sua satisfação.

- Nossos alunos estão animados e eu estou muito satisfeita. Sinto que o projeto de leitura ajuda, inclusive,  a elevar a autoestima dos jovens. Eles se sentem valorizados e isso faz com que melhorem seu desempenho, - destacou, orgulhosa.

Fotos: Marcia Costa/ Seeduc- RJ

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

C.E. João Cabral de Melo Neto


Docente e coordenador lança mais um obra literária
 Flávio Chame Barreto já publicou sete livros ligados à Tecnologia da Educação

Entusiasta da educação e sempre antenado aos avanços das tecnologias neste campo, o professor e coordenador pedagógico do Colégio Estadual Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, Flávio Chame Barreto, acaba de lançar mais uma obra literária voltada para docentes que atuam na educação inicial, continuada e em cursos técnicos.

Escrita em parceria com a professora Nadia Rockenback, o livro foi intitulado “Educação Escolar: evolução histórica, teorias, práticas docentes e reflexões”, e está sendo trazida ao mercado literário pela editora Erica.

- Particularmente, este livro serve para todos os professores refletirem melhor sobre problemas cotidianos que encontramos em nossa prática docente - afirmou Barreto.

Assim como seus outros sete livros anteriores, dedicados às áreas da Informática Educacional, a nova obra envolveu muitos estudos e pesquisas que culminaram em seu mestrado profissional em Computação, seguindo a linha da Informática Educacional.

- Minha vivência e trajetória nesse contexto de utilização da informática como ferramenta para educação são pioneiras, pois precede, inclusive, à inclusão dos computadores pessoais nas residências e escolas de nosso país - explica o docente.

Graduado em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com três pós-graduações e um mestrado em Ciência da Computação, consolidando assim o seu vínculo acadêmico entre a informática e a educação, Flávio viu no início da década de 1990 a popularização dos computadores pessoais de forma gradativa, com processadores mais rápidos e mais recursos. Foi a partir desse período que começou a desenvolver jogos educacionais, utilizando ferramentas básicas da Microsoft.

- Desenvolvi um objeto de aprendizagem usando essa nova e agradável interface, que permitia ao aluno ligar imagens de diferentes órgãos humanos apenas se estas fossem corretamente arrastadas com o mouse para dentro dos respectivos sistemas orgânicos. Era um jogo educacional muito simples, e durante o horário do recreio eu aplicava o jogo a um aluno por vez - explicou o docente.

Por conta da repercussão positiva gerada entre os alunos, o professor conseguiu mais um computador, com a Seeduc para utilizá-lo nas suas atividades, e conquistou um novo espaço dentro da unidade escolar, a biblioteca.

- Os resultados foram surpreendentes no aprendizado. Foi gratificante confirmar que minha percepção inicial a respeito do computador estava certa. Ele, com toda a certeza, se tornava factível como ferramenta útil e interessante no processo de aprendizagem - declarou Flávio.

A curiosidade e o interesse de outros professores no trabalho realizado por Flávio Barreto só aumentaram. Contagiados pelos resultados demonstrados pelos estudantes dentro das salas de aula, muitos docentes pediam para utilizar as ferramentas educacionais desenvolvidas por Flávio. Entretanto, os efeitos não foram os esperados.

- Apesar dos notórios resultados, motivação dos alunos e grande interesse de meus colegas, raramente um professor usava o objeto de aprendizagem disponibilizado ou se propunha a criar outros. Também percebi uma resistência velada, apesar do discurso consensual de que a utilização das novas tecnologias poderia ser útil na aprendizagem. Isso me motivou a tentar entender esse comportamento e, com isso, posteriormente, comecei a escrever livros voltados para essa área - revelou Flávio Barreto.

Recentemente, em julho deste ano, Flávio Barreto foi convidado para ser colaborador na “Wikimedia” do Brasil, um segmento educacional da Wikipédia Foundation. O foco de sua participação é o seu olhar de professor atuante e experiente em Informática Educacional no Brasil, oferecendo respectivas consultorias e orientações à equipe responsável pela elaboração e desenvolvimento dos projetos para capacitação de docentes brasileiros.  

O professor Flávio Barreto é responsável pela produção de cerca de 20 softwares educacionais livres e outros tantos materiais didáticos, orientações de trabalhos de conclusão e diferentes participações em eventos de educação, nos processos de ensino-aprendizagem à prática reflexiva do fazer pedagógico, além do âmbito da discussão a respeito da formação de professores no uso de novas tecnologias no ambiente escolar.

Eleições 2014

Fiscais entram pela 1ª vez na Maré em megaoperação

Em megaoperação sem qualquer incidente, no início da tarde desta quarta-feira (27), 80 fiscais do Tribunal Regional Eleitoral entraram pela primeira vez no Complexo da Maré, na Zona Norte, com o apoio do Exército e dos fuzileiros navais que ocupam o conjunto de favelas. No Conselho dos Moradores da Vila Ipiranga, Salsa e Merengue e Marrocos (localidades da Maré), foram apreendidos cem caixas de amostras grátis de remédios, listagem de entregas de cestas básicas, cronograma da equipe de campanha de candidato ao governo do Estado Anthony Garotinho (PR), da candidata a deputada federal Clarissa Garotinho (PR) e do candidato a deputado estadual Guiga (PR), além de cem adesivos deles.

Também foram encontrados cerca de duzentos formulários de cheque-cidadão, cinco mil panfletos de Anthony Garotinho e Clarissa Garotinho, dois mil exemplares do informativo Palavra de Paz, oito faixas com ataques ao governador Pezão (PMDB), ao candidato a deputado federal Pedro Paulo (PMDB) e ao prefeito Eduardo Paes, além de três computadores e R$ 800.

Dividida em oito equipes, a fiscalização também circulou sem problemas por toda a Maré e recolheu uma tonelada de placas irregulares. Na localidade Vila dos Pinheiros, a maioria das placas encontradas era dos candidatos Gérson Bergher (PSDB) e Del (PSDC), além de Garotinho e Clarissa. O trabalho da fiscalização desta quarta-feira foi desencadeado após denúncia de que o conselho de moradores, localizado na Vila Ipiranga, funcionava como centro social.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Eleições 2014

TRE-RJ vai pedir ao TSE presença da Força Nacional nas eleições

Por unanimidade, o plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro decidiu, na sessão desta quarta-feira (27), que vai solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a presença da Força Nacional de Segurança, "para garantir o bom andamento" das eleições. O presidente do tribunal, desembargador Bernardo Garcez, explicou que a decisão atende à jurisprudência do TSE e ao fato de que a convocação "vem ocorrendo desde a eleição de 2008, pelo menos". Uma comissão, formada por três juízes do tribunal - além do presidente, o vice, desembargador Edson de Vasconcelos, e o desembargador federal Abel Gomes - e três advogados eleitorais vai estabelecer o critério de atuação das tropas com a Polícia Militar e a Polícia Federal, e fazer a interlocução com partidos e candidatos.

O presidente explicou que, embora o TSE determine "que se colha a opinião do governador" sobre a necessidade de convocação das forças armadas, o tribunal em Brasília, em reiteradas decisões, dispõe também que, quando um tribunal regional concluir que a informação do governador não é suficiente, e verificar que houve requisição da força pública em eleições anteriores, "deliberará pela solicitação ao TSE da presença de força federal". O TRE-RJ publicará uma resolução, formalizando a decisão e a formação da comissão, que se reunirá sempre que necessário para acompanhar o trabalho da Força Nacional e discutir eventuais dificuldades enfrentadas pelos candidatos.

Arraiá da Imprensa

Arranco do Engenho de Dentro promove evento no domingo

Por Adriana Vieira


O Arranco do Engenho de Dentro realiza no próximo domingo, dia 31 de agosto, às 14 horas, o Arraiá da Imprensa, em sua quadra. Na ocasião, será oficializada a vice-presidente do Departamento Feminino, Márcia Rossi, que também é presidente do bloco carnavalesco 7 de Paus. Ela promete ampliar o calendário da agremiação e realizar shows, feijoadas, entre outros eventos.
A tarde será animada pelo Grupo Pra Valorizar, além da presença de personalidades do samba e dos departamentos femininos de diversas agremiações. A entrada é gratuita e será servido suculento caldinho. O Arranco fica na Rua Adolfo Bergamini, 196, no Engenho de Dentro.

Eleições 2014

Página contra Garotinho tem que ser retirada do Facebook

Em decisão liminar (provisória), o desembargador Wagner Cinelli, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, determinou que o Facebook retire do ar a página "Garotinho de Novo, não", com críticas ao deputado federal e candidato ao governo pelo Partido da República (PR). Segundo o magistrado, o conteúdo das postagens "prejudica a imagem" de Garotinho e a "lisura do pleito eleitoral que se aproxima". Caso não cumpra a decisão em até cinco dias, a rede social terá que pagar multa diária de R$5 mil. A ação ainda terá seu mérito julgado (quando o juiz examinará com mais profundidade os fatos, podendo aplicar multa).

Processo relacionado: RP 4662-82

Conselho Estadual de Educação

                                                    Professor Raymundo Stelling  reconduzido a vice do Conselho                                                                                                          






         Roberto Boclin e Raymundo Stelling são reeleitos

  Na manhã de terça feira, 26 de  agosto, os professores Roberto Boclin e Raymundo Stelling (Diretor da UPPE-Sindicato) foram reeleitos por aclamação, respectivamente presidente e vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

       O professor Stelling também é, desde o ano de 2008 o Presidente da Comissão de Inclusão e Diversidade do CEE-RJ e, esta Comissão se encontra promovendo em parceria com o Ministério Público, Audiências Públicas em várias regiões do Estado do Rio de Janeiro, ouvindo de forma pertinente e democrática as comunidades educacional e geral acerca da importante temática da "Educação Inclusiva" para ao final este egrégio Conselho poder elaborar uma Deliberação que seja fruto das reais necessidades a serem observadas na área educacional.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Carnaval 2015

Dona Sandra reforça a Paraíso do Tuiuti                                      
Foto: Eduardo Holanda


Tuiuti anuncia nova contratação



MUNDO DO SAMBA - Por Adriana Vieira

A diretoria da Paraíso do Tuiuti  anunciou mais um reforço para o Carnaval 2015. Trata-se de
Sandra Trindade, ex-coordenadora da ala das baianas da Porto da Pedra, que chega para
compor a coordenação da ala e fazer dupla com a atual coordenadora Tereza, que está há
três anos na azul e amarela de São Cristóvão. "Vamos trabalhar em conjunto para fazer o
melhor e conseguir o nosso objetivo, que é formar uma grande ala de baianas para o Tuiuti”,
comentou Dona Tereza.
Sandra Trindade está há 36 anos no carnaval e já teve passagens pela Porta da Pedra,
Unidos da Tijuca, Império da Tijuca, Vila Isabel, Lins Imperial, entre outras agremiações, não
só como coordenadora, mas como diretora de harmonia e integrando a diretoria.
“O projeto do Paraíso do Tuiuti é muito bom, o carnavalesco Jack Vasconcelos é espetacular,
a equipe de carnaval é boa e vamos fazer com que a ala de baianas seja conhecida e
respeitada. Hoje a maior dificuldade que uma ala de baianas possui é a estrutura que o
carnaval impõe as senhoras, dependemos muito da mobilidade que o carnavalesco possa
nos dar referente ao peso das nossas fantasias. Apesar da renovação, a maioria das baianas
é de senhoras de 60, 70 e até mais de 80 anos de idade, mas que possuem muita disposição
que garotinha nova não tem (risos). Quanto mais os carnavalescos colocarem na cabeça que
a fantasia da baiana sendo confeccionada com material leve, a baiana flutua na avenida, gira
com mais elegância e esplendor, porque, na realidade, ela não roda, mas gira e, o que a faz
girar, é a fantasia”, ressaltou.

Eliminatória de sambas enredo
A cada eliminatória de sambas as parcerias que permanecem na disputa vão se superando e
apresentando um belo espetáculo, lotando a quadra com suas torcidas que cantam a obra
preferia. Na sexta-feira, dia 29, a partir das 21 horas, as parcerias prometem mais uma
grande apresentação. A entrada é gratuita e a quadra fica no Campo de São Cristóvão, nº 33
em São Cristóvão,, próximo ao Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.
O Paraíso do Tuiuti está na Série A, da Lierj, e será a quarta escola a desfilar na sexta-feira
de carnaval, dia 13 de fevereiro de 2015, na Marquês de Sapucaí, com o enredo: “Cunhatã
chama Curumim que eu vou contar…”, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Jack
Vasconcelos.

 Confira os compositores que permanecem na disputa:
Samba 01 - Anibal, Fadico, Reza, Bola e Jorge Aila
Samba 02 - Thaigo Meiners, Leandro Kfé, Junior Santana e Rafael Tubino (participação
especial André Kaballa, Shazam e Wilson Bizzar)
Samba 03 - Anderson Benson, Leandro RC, Minueto, Flazil Câmara e Flavinho Segal
(participação especial Betinho do Cavaco e Daniel Morais)
Samba 05 - Aluízio Machado, Pelé, Índio do Império, Drummond e João Lino (participação
especial Almir Ha Ha e Alexandre Macaquinho)
Samba 06 - Tuil Pontes, Jefferson, Lair e J. Santos

Concurso para 2º casal de mestre-sala e porta-bandeira

Após duas eliminatórias, quatro casais de mestre-sala e porta-bandeira permanecem no
concurso. Na próxima sexta-feira será a grande semifinal. Confira os nomes dos casais que
continuam na disputa: Paulo e Rebecca,  Yuri e Klênia,  Willian e Kyane e Pedro e Paula.

Carnaval 2015

Caprichoso abre inscrições para as alas da comunidade


Mundo do Samba - Por Adriana Vieira

Quem deseja desfilar no Carnaval de 2015 na Caprichosos de Pilares já pode se inscrever
nas alas da comunidade, comparecendo na secretaria da agremiação as quintas-feiras, das
19h às 21h. Na ocasião, será preciso estar portando cópia da carteira de identidade e
comprovante de residência, além de uma foto 3x4.
A azul e branco vai levar à Marquês de Sapucaí o enredo "Na Minha Mão é + Barato",
desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira. Com seis sambas na disputa, sendo que um
deles deverá ser eliminado nesta quinta-feira, dia 28 de agosto, o hino oficial será escolhido
na grande final, no dia 19 de setembro.

Rio: segurança nas eleições 2014

Decisão de chamar tropas depende de Pezão

A presença de tropas federais nas eleições de outubro deve ser decidida na sessão plenária de quarta-feira (27), pois depende de manifestação oficial do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Bernardo Garcez, explicou que se trata de um dos critérios exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, em respeito à autonomia federativa. "A responsabilidade constitucional da segurança da população é do governador, que deve se expressar com clareza", disse. A possível convocação de tropas federais atende a uma proposta do desembargador eleitoral Fábio Uchôa e do Ministério Público Eleitoral, que se reuniram com a secretaria de Segurança.

"Determinei que o ofício fosse entregue no gabinete do governador, pois a resposta sobre segurança dos eleitores não pode ser de um subalterno", criticou Garcez. A deliberação do plenário na próxima quarta terá ainda como base a cópia do relatório obtido pelo desembargador Uchôa, que aponta a existência de "mais de 30 áreas críticas". O relatório, segundo ele, cita problemas na capital, em Niterói e na Baixada. Uchôa antecipou que o relatório "demonstra a necessidade de convocar as tropas federais". O presidente do TRE-RJ lembrou, porém, que as eleições sempre foram marcadas por trocas de acusações entre candidatos, "criando uma situação de expectativa em relação à segurança", concluiu o desembargador Garcez.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Eleições 2014

Fiscalização lacra “centro cultural” de Garotinho

Para prevenir práticas assistencialistas, a fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral fechou, nesta segunda-feira (25), o Centro Cultural Anthony Garotinho, no município de Campos, cobrindo ainda o nome do candidato do PR ao governo na fachada do prédio. A determinação de lacrar da juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza foi tomada após denúncia anônima de que, na propaganda eleitoral no rádio, em 20 de agosto, uma mulher agradecia o enxoval doado pelo candidato. Além disso, Garotinho foi notificado para retirar referências a seu nome do local, mas descumpriu a ordem.

Caso fique comprovado que a distribuição de enxovais permaneceu após o registro da candidatura, Garotinho pode, em tese, responder a ação por compra de voto. Em 12 de agosto, fiscais do TRE-RJ apreenderam no mesmo centro cultural cem fraldas e farto material de propaganda, como adesivos, jornais, cartões postais e calendários, solicitações para tratamento de saúde à prefeitura de Campos, cadastro de gestantes e guias de encaminhamento assinadas pela assistente social do município, Samara Soares Rodrigues, ao centro para recebimento de enxovais. O relatório vai ser enviado ao Ministério Público Eleitoral, para ajuizar as ações cabíveis.

CE Infante Dom Henrique



Curso em Hospedagem capacita alunos para o mercado de trabalho


Quando se matriculou no curso de Hospedagem do Colégio Infante Dom Henrique, em 2011, a estudante Gabrielly Melo tinha um objetivo: Trabalhar em um dos grandes eventos que o Rio de Janeiro sediará até 2016. A estratégia deu certo. No ano passado, a jovem atuou como guia turística na Jornada Mundial da Juventude.
       
Gabrielly Melo                          
 
- Entrei na jornada como voluntária. Graças à experiência adquirida na escola, pude atuar como guia na Paróquia da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Largo da Carioca. Foi uma oportunidade maravilhosa. Acompanhei turistas de várias nacionalidades à igreja que é toda folheada a ouro. Coloquei em prática muita coisa que aprendi em sala de aula – disse entusiasmada a aluna da 3ª série, que fala Inglês e Mandarim.

Localizado em Copacabana, um dos bairros que recebem mais turistas no mundo, a unidade escolar oferece o Ensino Médio Integrado ao técnico de Hospedagem. O curso faz parte do programa Dupla Escola da Seeduc cujo principal objetivo é manter o adolescente do Ensino Médio em jornada integral na escola.

A proposta pedagógica tem como intuito a formação de profissionais que atuem na recepção e governança em meios de hospedagem; exerçam atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares, comercialização e marketing de produtos turísticos, além da realização de reservas.


Lucas Cardoso da Silva                                                              
Lucas Cardoso da Silva, de 19 anos, que concluiu o curso em 2012, já colhe os louros da profissão. Desde fevereiro, está empregado no Tropical Barra Hotel, onde recebeu muitos turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo. Antes, ele trabalhou no Posto de Informações Turísticas, também na Barra da Tijuca.

-No primeiro momento, optei pelo técnico porque sabia que seria mais fácil arranjar um emprego, logo que terminasse o Ensino Médio. No decorrer do curso de Hospedagem, fui me interessando pela área. O Infante Dom Henrique me deu uma base sólida. Hoje, no hotel, eu aplico a teoria que aprendi lá à prática – resumiu Lucas, que planeja, até as Olimpíadas de 2016, atuar em uma grande rede hoteleira.

Professora do colégio, desde 2008, a turismóloga Waldete Gomes de Alcântara diz que o setor está aquecido em decorrência de o Rio sediar tantos eventos importantes até 2016.  Ela lembra que além dos hotéis, há muitas oportunidades de emprego na área, com destaque para o turismo receptivo nos cruzeiros, que cada vez mais aportam na cidade.

Não podemos nos esquecer que o ramo de turismo carece de um profissional completo. Aqui, preparamos o aluno para receber pessoas. Ao longo dos três anos, eles estudam o mercado turístico, aprendem a organizar eventos e recreações, além de utilizarem técnicas de serviços em recepção e governança. Hoje, há vagas em hospitais, restaurantes, salas VIPs de aeroportos e eventos, por exemplo. – enfatizou a docente. 
Diego Lemos                                                                              
 Diego Lemos, que também cursa a 3ª série de Hospedagem, optou pela modalidade porque queria ter uma experiência profissional, antes mesmo de se formar na universidade. O futuro Chef - ele prestará vestibular para a faculdade de Gastronomia – diz que a escola superou as suas expectativas.

- Como eu quero trabalhar no setor de bares e restaurantes, fiz a opção pelo curso. Na disciplina de Operações em Alimentos e Bebidas, por exemplo, já tive uma noção de como é o negócio – comentou Diego.

Com o objetivo de capacitar ainda mais os alunos, o colégio oferece, duas vezes por semana, aulas livres de Mandarim, Turco e Espanhol. De acordo com a grade do curso de Hospedagem, eles devem estudar uma língua estrangeira obrigatória e uma optativa. Para a diretora Heloísa Martins, essa é uma oportunidade única para os alunos.

- Os cursos em Mandarim e Turco serão um diferencial na carreira deles. Quem trabalha na área de hospedagem e/ou turismo tem de conhecer culturas diferentes. Eles estão muito entusiasmados com as classes dessas línguas milenares – disse a diretora.

Os interessados em participar do novo processo seletivo para as escolas de Ensino Médio Integrado da Secretaria de Estado de Educação já podem realizar inscrição no site da Seeduc (www.rj.gov.br/web/seeduc) ou no Conexão Aluno (www.conexaoaluno.rj.gov.br), até o dia 19 de setembro. A oferta é de 1.398 vagas para a 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Ensino Médio Regular.

Fotos: Marcia Costa – Seeduc/RJ

Gustavo Clarão no Rio Scenarium

 

 
Mundo do Samba: Por Adriana Vieira
 
No próximo dia 26 de agosto, terça-feira, o palco 01, do Rio Scenarium irá receber o cantor, cavaquinista, compositor e também presidente da Unidos do Viradouro, Gusttavo Clarão. O show terá início às 19h30.

A apresentação faz parte de uma série de shows do cantor, que em outubro irá lançar seu primeiro CD solo, intitulado “Os Guris”, uma homenagem a todas as crianças do Brasil e aos seus santos de devoção, São Cosme e Damião.

No repertório, Clarão cantará o melhor do samba e da MPB, como “Os Guris” ,  “Santa Catarina”, “Dependentes” que  fazem parte do novo CD e irá relembrar clássicos como “Alguém me avisou” e “Retalhos de Cetim” além de sambas como o campeão da Viradouro de 1998: “Orfeu – o negro do Carnaval”, e outras composições que marcaram antigos Carnavais.
 
Sobre o artista

Gustavo Clarão é autor de 14 sambas para escolas do Rio de Janeiro, sendo 8 deles só  na Viradouro, escola em que atualmente é presidente. Além de compositor de  samba-enredo,  Gusttavo ficou conhecido através do grupo de pagode Clarão da Lua, do qual era cantor e cavaquinista.  Durante sua permanência no grupo foram gravados 3 cd´s. Atualmente Gusttavo Clarão enfrenta um novo desafio que é lançar se primeiro CD solo, denominado “Os Guris”. O álbum esta sendo produzido por Carlinhos 7 Cordas e um time de peso que envolve grandes nomes da música como Xande de Pilares, Dudu Nobre, Almir Guineto, Serginho Madureira entre outros.

O Cd conta com a gravação de 15 músicas, sendo 14 autorais, além da gravação de um chorinho em homenagem ao seu pai Deo.
 
SERVIÇO:
Data: 26 de agosto, terça-feira, às 19h30
Local: Rio Scenarium, Rua do Lavradio, 20 - Centro - Rio de Janeiro
Entrada: R$ 25,00. Para reservas e demais informações :(21)3147-9000 | 9001 | 9002
 

domingo, 24 de agosto de 2014

Pezão não pode fazer campanha em prédio público


Liminar movida pela Coligação Rio do candidato Lindbergh Farias é concedida por desembargador


Uma liminar (decisão provisória) do desembargador Wagner Cinelli proibiu o governador e candidato a reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e seu vice na chapa Coligação Rio em 1º lugar, senador Francisco Dornelles (PP), de fazerem campanha em prédios públicos, bem como divulgar a agenda eleitoral nesses locais, utilizando servidores. A ação foi movida pela Coligação Frente Popular, do candidato ao governo Lindbergh Farias (PT) e a decisão deverá ser cumprida a partir da publicação no Diário da Justiça Eleitoral. Se descumprir, Pezão poderá ser multado em R$ 5 mil.
 

Fuvest oferece 11.057 vagas no vestibular



Até 8 de setembro estarão abertas as inscrições para o vestibular da Fundação Universitária (Fuvest) que selecionará 11.057 candidatos para a USP (número igual ao do ano passado) e 120 para o Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100 em 2014), totalizando 11.177 vagas. O vestibular passado registrou mais de 172 mil inscritos, 24.4 mil dos quais eram treineiros. As provas serão realizadas em 32 municípios do estado de São Paulo.
A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site www.fuvest.com.br . O programa de inscrição solicitará os dados necessários. A taxa de inscrição, no valor de R$ 145,00 (R$ 130,00 no ano passado), poderá ser paga em bancos ou pela internet, até a data-limite de 9 de setembro, usando o boleto gerado até 8 setembro, último dia de inscrição.
O candidato deverá utilizar o seu próprio número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número do seu Documento de Identidade. Os candidatos com deficiência deverão dar essa informação ao realizar a inscrição. O programa gerará uma ficha que deverá ser preenchida e encaminhada, via postal registrada, postada até 12 de setembro (sexta-feira) com a documentação relacionada para esses casos. Uma equipe de especialistas analisará os documentos e comunicará ao candidato, até 24 de novembro, as condições que lhe serão oferecidas, em cumprimento à legislação brasileira.
O candidato que completar a inscrição no prazo e pagar a taxa de inscrição até o dia 9 de setembro, receberá um número de inscrição que poderá ser consultado no site www.fuvest.com.br a partir do dia 27 de setembro. Esse número permitirá ao inscrito encontrar os locais onde fará as provas de primeira e segunda fases. O programa de inscrição permitirá, até às 23h59 de 9 de setembro, que o candidato, desde que tenha finalizado sua inscrição até às 23h59 do dia 8 de setembro, possa retificar informações fornecidas, como carreira, curso, cidade escolhida para a realização das provas, endereço residencial, telefone, endereço eletrônico. Não será possível a retificação do número do CPF do candidato.
A primeira fase será realizada no dia 30 de novembro, com início às 13 horas. Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo. Todas as provas terão quatro horas de duração. A primeira chamada será feita no dia 31 de janeiro de 2015. A partir desta data, o candidato poderá ter acesso ao seu desempenho no Concurso Vestibular pelo site www.fuvest.br na seção “Usuários”. Para informações a respeito do Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp), acesse www.usp.br/inclusp.
Mais informações: site www.fuvest.com.br

Controle de movimentos em crianças e idosos

Dia 25 de agosto, às 14 horas, a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP recebe os especialistas belgas, Jacques Duysens e Bouwien Smits-Engelsman, ambos professores da Faculdade de Cinesiologia e Ciências da Reabilitação, KU-Leuven.
Os professores participam da mesa-redonda Controle de movimentos em crianças e idosos. Duysens tem pesquisado a área de controle neural da marcha, relacionada ao controle da transposição de obstáculos e quedas em idosos. A professora Bouwien estuda os transtornos do desenvolvimento da coordenação (TDC) em crianças e participa de intervenções sobre a coordenação motora e aptidão funcional em crianças com TDC.
O evento é gratuito, aberto ao público, mas as vagas são limitadas e exige inscrição prévia no site da EEFERP.  A mesa-redonda começa às 14 horas do dia 25 de agosto no Auditório da EEFERP, campus da USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3.900.
Mais informações: (16) 3602-0355

Migrações e Deslocamentos

No dia 25 de agosto, às 15h30, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, acontecerá o seminário Migrações e Deslocamentos: Justiça ambiental para imigrantes brasileiros nos Estados Unidos. O evento é promovido pelo Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Sociais em Saúde Pública (Liesp).
O convidado é o professor Eduardo Siqueira, da University of Massachusetts, Boston (EUA). O encontro, gratuito e aberto ao público, terá lugar na sala Fernando Guimarães da FSP, que fica na av. Doutor Arnaldo, 715, São Paulo.
Mais informações: (11) 3061-7896

Eletrônica do futuro

No dia 27 de agosto, às 18 horas, o Instituto de Física (IF) da USP realizará a palestra Spintrônica: uma Visão para a Eletrônica do Futuro Baseada em spins, com o professor Felix G. G. Hernandez, do IF.
O evento integra a programação da série Convite à Física 2014, que apresenta colóquios dedicados ao público em geral e, em especial, a alunos ingressantes. A organização é do Departamento de Física Matemática do IF e a participação é gratuita aberta ao público em geral.
O encontro terá lugar no Auditório Abrahão de Moraes do IF, que fica na rua do Matão, Travessa R, 187, Edifício Ala Central, sala 300, na Cidade Universitáriam, São Paulo.
Mais informações: (11) 3091-6995 ou no site http://fma.if.usp.br/convite

Fotojornalismo

Entre os dias 25 e 29 de agosto, na Cidade Universitária, acontece a oitava edição da Semana de Fotojornalismo, desta vez com o tema Esportes.
Organizada pela Jornalismo Júnior, empresa dos alunos de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a já tradicional Semana de Fotojornalismo reunirá, em palestras e mesas-rendondas, nomes consagrados do jornalismo e fotojornalismo esportivos. Milton Leite (narrador e jornalista dos canais SporTV), Daniel Augusto Jr. (fotógrafo oficial do Corinthians), Moacyr Lopes Jr. (Folha de S.Paulo), Paulo Whitaker (Reuters) e Jorge Araújo (fotografou Ayrton Senna) são alguns dos convidados.
A programação do evento abordará diferentes temas dentro do fotojornalismo esportivo. Na segunda-feira acontece a mesa “Futebol versus Outros esportes”. No dia seguinte, serão duas palestras: “Copa do Mundo” e “Olimpíadas e Paraolimpíadas”. Já na quarta-feira, a Semana realiza a saída fotográfica, onde os participantes que desejarem tirarão suas próprias fotos relacionadas ao tema e concorrerão a prêmios. Na quinta, é a vez dos “Ícones do esporte”. Para encerrar, a sexta-feira trará os “Esportes radicais”.
O responsável pela foto vencedora da saída fotográfica ganhará uma câmera GoPro Hero 3. O segundo lugar garante um curso de fotografia no DRC. Já o terceiro colocado recebe um vale-curso no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo).
A inscrição pode ser feita no site http://www.semanadefoto.jornalismojunior.com.br/ e será efetivada mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento.
A Semana de Fotojornalismo terá lugar no Paço das Artes, que fica na avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (11) 3091-4085 facebook Jornalismo Júnior

Café Científico

Do USP Online
No dia 30 de agosto, às 15 horas, o professor Oscar João Abdounur, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP estará presente no Café Científico do Parque CienTec.
O professor apresenta o seminário Matemática e Música em Contexto: Mudanças Conceituais, no qual falará da relação entre Matemática e música, visível desde a Antiguidade, e o uso da geometria euclidiana na resolução de problemas em música teórica.
O evento é gratuito e aberto ao público.
O Cientec – Parque de Ciência e Tecnologia da USP, fica na Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda, São Paulo.
Mais informações: (11) 5077-6314, site http://parquecientec.usp.br/

Estágio no ICMC


Alunos matriculados em cursos de graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, podem se candidatar a uma vaga de estágio no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Para se inscrever, o candidato deve ter completado, no máximo, sete semestres do curso.
O edital completo está disponível no site do ICMC (icmc.usp.br/e/70eb1). As inscrições estão abertas e vão até 7 de setembro, devendo ser realizadas por meio do link disponível aqui: icmc.usp.br/e/d1063. A remuneração é uma bolsa no valor de R$ 682,49, além de auxílio transporte. A jornada semanal de atividades é de 20 horas.
O estagiário selecionado apoiará a divulgação das atividades realizadas pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) do ICMC, atuando especialmente na área de divulgação científica. Também dará suporte ao atendimento de jornalistas e veículos de comunicação e à cobertura de eventos. Por isso, os candidatos deverão ter conhecimentos em técnicas de redação jornalística, fotografia e inglês em nível intermediário.
O processo seletivo será composto por duas fases: uma prova dissertativa e uma avaliação do rendimento acadêmico e da trajetória profissional do candidato. A primeira prova será realizada no dia 14 de setembro, domingo, às 10 horas, no auditório Luiz Antonio Favaro, no ICMC, no campus I da USP em São Carlos, localizado na Avenida do Trabalhador são-carlense, 400. Já a segunda prova acontecerá em data, horário e local a serem divulgados oportunamente no site www.icmc.usp.br.
Mais informações: (16) 3373-9666, email comunica@icmc.usp.br

Intercâmbio no exterior

Até o dia 12 de setembro, ao meio-dia, estarão abertas as inscrições para os Editais Convênios USP – 425 a 428, e 430/2014, que oferecem vagas para intercâmbio de graduação em instituições estrangeiras de língua espanhola, francesa, italiana, alemã e inglesa.
As vagas são oferecidas por meio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional.  O candidato deverá acessar os editais para mais informações. As respostas para dúvidas frequentes podem ser acessadas no site da Agência.
Mais informações: https://uspdigital.usp.br/mundus/faleConosco

sábado, 23 de agosto de 2014

Fiscais apreendem material de Coronel Jairo (PMDB)


Material irregular da campanha do deputado estadual e candidato à reeleição, Coronel Jairo (PMDB), foi apreendido no comitê de campanha dele em São Francisco do Itabapoana, Norte Fluminense, nesta sexta-feira (22). Os fiscais do Tribunal Regional Eleitoral encontraram exemplares de um jornal de campanha com o símbolo do governo do estado e panfletos em número superior ao declarado na tiragem. A equipe de fiscalização da 130ª Zona Eleitoral também identificou que o funcionário do comitê era servidor do município, configurando, em tese, conduta vedada a agente público.

O uso de símbolos, frases ou imagens de órgão público na propaganda eleitoral é crime, sujeito à  prisão de seis meses até um ano, além de multa. A tiragem declarada do jornal de campanha era de mil unidades, mas havia 2.600 exemplares no local. Os 12,5 mil panfletos apreendidos mostravam tiragem de dez mil. O juiz vai encaminhar o relatório da operação ao Ministério Público Eleitoral, a quem cabe propor as medidas cabíveis.


<luciana.batista@tre-rj.jus


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Eleições 2014

Relação completa das 3.117 candidaturas julgadas pelo plenário

Já está disponível a lista completa de todas as candidaturas apreciadas pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral até a sessão de quarta-feira (20), quando foram concluídos os julgamentos. A listagem inclui o resultado dos agravos regimentais e embargos de declaração que alteraram decisões de indeferimentos. Foram negados 651 registros, a grande maioria deles por problemas na documentação. Na próxima sessão plenária de segunda-feira (25), 18h, ainda serão julgados recursos que podem alterar o número de indeferidos. Confira no link: http://www.tre-rj.jus.br/site/noticias/jsp/noticia.jsp?id=108173&sessao=0.6381620309401588

Lacrado Galpão de Garotinho com propaganda irregular


Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral lacraram, nesta sexta-feira (22), um galpão em São Cristóvão, na zona Norte, que armazenava propaganda irregular do candidato ao governo e deputado federal Anthony Garotinho (PR) e de outros candidatos do partido. Determinada pela coordenadora estadual da fiscalização, juíza Daniela Assumpção de Souza, a operação apreendeu placas com tiragem declarada inferior à quantidade encontrada, faixas em tamanho superior aos 4m² permitidos, seis computadores e documentos contábeis. Localizado na Rua Bela, 434, o galpão serviria para armazenar produtos da loja virtual "Palavra de Paz" e, segundo o responsável, foi cedido para guardar e distribuir material de campanha de Garotinho.

O Ministério Público Eleitoral receberá o relatório dos fiscais para ajuizar as ações cabíveis. Uma das placas de Garotinho, com o candidato a deputado estadual Fabiano Novaes (PR), declarava a tiragem de 150 unidades, mas havia pelo menos 400 unidades do material. Panfletos da candidata a deputada federal Clarissa Garotinho (PR) declaravam a tiragem de 25 mil exemplares, embora estivessem em dezenas de caixas com 2.800 unidades cada. Foram encontrados também agendas, livros infantis, chinelos e outros produtos com o logotipo da loja Palavra de Paz, empresa com participação societária de Garotinho — como consta em sua declaração de bens —, além de três carros de som com propaganda dele.

Fotos: ASCOM TRE-RJ

Apreendidos nove carros de som em Belford Roxo

Uma equipe de fiscalização da propaganda em Belford Roxo, Baixada Fluminense, apreendeu, na tarde de quinta-feira (21), nove carros de som que circulavam a menos de 200 metros de escolas no centro do município e nos bairros de Nova Piam e Wona, descumprindo a lei eleitoral. Os veículos, que estão agora no depósito público municipal, divulgavam jingles dos candidatos Carlos Castilho (PSDC), Washington Reis (PMDB), Anjinho (PRP), Rosenverg Reis (PMDB), Pezão (PMDB), Marcelo Matos (PDT), Edmilson Valentim (PC do B), Beto Almada (PR), Anthony Garotinho (PR), Waguinho (PMDB), Eduardo Cunha (PMDB), Luiz Martins (PDT), Geraldo Moreira (PTN) e Luciana Novaes (PT).

A operação, com oito fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e foi realizada em conjunto com a Polícia de Trânsito (APTran) do 39ª Batalhão de Belford Roxo. Além da apreensão do veículo, a irregularidade está sujeita à cassação do registro ou diploma e declaração de inelegibilidade. O relatório da operação, após ser concluído, será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral.

<luciana.batista@tre-rj.j

Rede estadual de ensino

                       Seminário de Educação Inclusiva
Ação foi criada em celebração a Semana de Deficiência

Dando início aos debates sobre a Semana da Deficiência, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto, o Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (Napes), da Diretoria Regional Metropolitana IV, está promovendo, neste período, um seminário sobre a educação inclusiva. A ação é destinada a professores, coordenadores pedagógicos e alunos que pretendem seguir alguma carreira profissional voltada a esta área.

A abertura da semana de palestras aconteceu ontem (21/08), no auditório do Instituto de Educação Sara Kubitschek, em Campo Grande. Após uma palavra especial do diretor regional Pedagógico da Metro IV, Marcelo Santos, e da coordenadora  do Napes, Viviane Dória, estudantes com deficiência visual da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Albert Sabin, também em Campo Grande, abriram a programação com uma apresentação musical. A voz e o violão de Jeanderson Raposo, de 20 anos, foram acompanhados pelo cajón de Marcio da Costa, de 16.

Jeanderson, antes de cantar, deu uma breve palavra sobre a sala de recursos multifuncionais do colégio em que estuda.

- Na sala de recursos, nós aprendemos um princípio de sabedoria que significa reconhecer as diferenças. Ninguém é igual, e nós somos diferentes – comentou.

Jeanderson e Marcio entoaram canções escritas por eles mesmos. As letras mesclavam, com muito bom humor, o cotidiano dos jovens com necessidades especiais da escola, o dia a dia na sala de aula e as adversidades enfrentadas. Os estudantes também cantaram o hino que criaram para os discentes do colégio que possuem necessidades especiais: “Na vida eu sou um vencedor e nada pode me calar. Minha nação nunca desiste e essa marca eu vou honrar”.

Após a apresentação musical da dupla, os participantes da palestra tiveram a oportunidade de conhecer a história de Aline Antunes, de 22 anos. A aluna do Colégio Estadual Albert Sabin é portadora de paralisia cerebral e, em um depoimento que emocionou todos os presentes, falou sobre sua vida e seus sonhos.

- Eu sempre quis estar em uma escola. Meu sonho era estudar e eu encontrei a instituição certa para mim. Eu amo estar lá. Eu estou no Ensino Médio e isso é uma conquista muito grande. Esse sonho é real, eu estou conseguindo. Eu quero ser psicóloga e assistente social e vou conseguir – contou.

Dando continuidade à programação, as professoras Márcia Valéria, do Ciep 225 - Mário Quintana; Nilceia Santos, do Ciep 432 - Alberto Cavalcanti; e Virginia de Carvalho, do Ciep 433 - Togo Renan Soares Kanela - docentes membros do AEE (Atendimento Educacional Especializado) – palestraram sobre a educação inclusiva. O cuidador José Carlo de Oliveira, de 19 anos, estudante de Pedagogia, dialogou sobre o papel do monitor em sala de aula. Após as palestras, aconteceram, paralelamente, oficinas de deficiência visual e de deficiência auditiva.

O seminário de Educação Inclusiva segue com uma programação especial até o dia 28 de agosto, dia em que se encerra a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

Sobre a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)
A SRM é um espaço organizado em escolas para a realização do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nele é possível compreender e investigar processos cognitivos, sociais e emocionais, e, através disso, superar as dificuldades de aprendizagem e desenvolver diferentes possibilidades para os estudantes com necessidades especiais.

Atualmente, na área atendida pela Diretoria Regional Metropolitana IV, 75 escolas possuem alunos incluídos nas classes regulares. Essas instituições atendem 332 jovens com deficiência: 50 deficientes visuais ou cegos; 75 deficientes auditivos ou surdos; 114 deficientes físicos; 61 deficientes intelectuais; 16 deficientes múltiplos; e 14 portadores de Transtorno Global do Desenvolvimento (Autismo, Síndromes e Transtorno Desintegrativo da Infância). 


Colégio Estadual Hebe Camargo


I Semana de Artes
Além de revelar talentos, projeto leva incentivos culturais para o desenvolvimento dos alunos

A I Semana de Artes do Colégio Estadual Hebe Camargo, localizado em Pedra de Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio, foi lançada na tarde dessa quinta-feira (21/08) e contou com apresentações artísticas e exposições produzidas pelos próprios alunos.

O evento, que segue até esta sexta-feira (22/08), busca expor os diversos tipos de artes e despertar o interesse pela cultura em toda comunidade escolar, além de fomentar a construção de conceitos de cidadania.

As apresentações dos alunos estão divididas em oito modalidades: Arquitetura, Mundo, Artes Visuais, Artes Plásticas, Dança, Música, Teatro e Leitura. As temáticas das produções são livres, porém devem respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o regulamento interno da escola.

Para a diretora geral do CE Hebe Camargo, Luíza Gouveia, os benefícios do projeto vão além do incentivo às artes.

- O aluno é livre para desenvolver sua produção. Mas ele também sabe que deve trabalhar em conjunto e seguir regras e prazos. É aí que trabalhamos o senso de responsabilidade, a integração, a autogestão, liderança e o senso crítico – explicou.

O aluno da 1ª série do Ensino Médio e produtor geral da Semana de Artes da unidade escolar, Diego de Carvalho, de 15 anos, conta que antes de começar a organizar o evento, procurou conhecer como a iniciativa é desenvolvida em outros colégios.

- Queria fazer algo bem diferente aqui na escola. Primeiro, fui conhecer o que já era desenvolvido em outras unidades, depois, juntamente com a comissão de alunos, idealizamos o nosso formato, com atividades diferenciadas, buscando sempre o entrosamento de todos os alunos – disse.

De acordo com Davi Moreira, de 15 anos, aluno da 1ª série do Ensino Médio do CE Hebe Camargo, participar da Semana de Artes não foi tarefa fácil.

- Estamos há três meses desenvolvendo nosso projeto. E isso requer muito compromisso, dedicação e responsabilidade. Queremos mostrar o nosso melhor – destacou.

Na programação estão oficinas de origami, leituras de poesias, exposições de desenhos, colagens, maquetes, apresentações de dança, teatro e bandas, entre outras atividades que acontecem simultaneamente em ambientes variados da escola.

Sobre o CE Hebe Camargo
A Secretaria de Estado de Educação inaugurou a unidade na Zona Oeste do Rio, em fevereiro de 2014. O colégio, que conta com a parceria do Instituto Embratel, faz parte do programa Dupla Escola e oferece Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, com habilitação em Telecomunicações.


Porto da Pedra realiza mais uma eliminatória nesta sexta, 22

 MUNDO DO SAMBA - Por AdrianaVieira
A Porto da Pedra realiza nesta sexta, dia 22 de agosto, a partir das 22h, mais uma
eliminatória de samba para a escolha do hino oficial de 2015 do enredo "Há uma luz que
nunca se apaga", desenvolvido pelo carnavalesco Wagner Gonçalves. Estão na disputa oito
obras e o vencedor será conhecido no dia 12 de setembro.
A noite será animada por samba e pagode, com apresentações de baianas, passistas, casais
de mestre-sala e porta-bandeira e a bateria Ritmo Feroz, comandada por mestre Celinho.
A quadra da Porto da Pedra fica na Rua João Silva 84, Porto da Pedra, São Gonçalo. A
escola será a sexta a desfilar na sexta- feira, dia 13 de fevereiro de 2015, pela Séria A, da
Lierj.

Confira a ordem de apresentação dos sambas:

1º samba : parceria 02 - Denil, Beto Grande, J.C.Couto, Bolzan, Sergio Coelho, Foca, W.
Canoa
2º samba : parceria 06 - Evaldo, Dr. Eduardo, Floriano do Caranguejo, Jedir Brisa, Miltinho
Manolo, Diego Tavares
3º samba: parceria 08 - Oscar Bessa , Rafael Raçudo, Guilherme, Bruno, Zé Alex, Fernando
Macaco, R. Gemeos
4º samba: parceria 09 - Yuri do Tigre e DJ Malboro
5º samba: parceria 03 - Mocotó, André Quintanilha, Renato Alves, Fabiano Lopes, Bené do
Cavaco, Renatinho do Porto
6º samba: parceria 05 - Alexandre Borges, Jarrão, Waldeir Melodia, Rafael do Bloco,
Marcelão, Costa Velho, Zé Luiz
7º samba: parceria 07 - João Paulo, Duda SG, Sidney Ribeiro, Adelyr, Paulo Beckman,
Rodrigo Torres, Claudio S.O.
8º samba: parceria 01 - Marcio André Filho, Paulo George, Claúdio Café, Carlos de Souza
Paulinho Ramos
Área de anexos

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Vice-presidente do TRE-RJ recebe Medalha do Mérito

  O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro concedeu, nesta quarta-feira (20), a Medalha do Mérito Eleitoral ao vice-presidente Edson Vasconcelos, pelo “empenho, equilíbrio e ponderação”, segundo o presidente Bernardo Garcez, na negociação para a devolução à prefeitura, do terreno da nova sede, cancelada em março pelo plenário, por unanimidade. “O tribunal tem uma dívida com o desembargador Edson, que recebeu a incumbência de cuidar dos trâmites para o retorno do terreno e a realizou com êxito, sem encargos para a União”, afirmou o presidente, que sugeriu a homenagem, aprovada por unanimidade pela corte. O vice-presidente agradeceu "com humildade" a medalha, concedida aos que tenham prestado relevantes serviços ao TRE-RJ e afirmou que o mérito não é só dele. “O presidente, com pulso firme, e os servidores, também colaboraram”, elogiou o desembargador.

 ASCOM TRE-RJ <luciana.batista@tre-rj.jus.br>

TRE-RJ

Prefeitura reassume terreno de obra cancelada

Na sessão desta quarta-feira (20), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro homologou a devolução ao município do terreno da prefeitura na Cidade Nova, onde seria construída a nova sede da corte, cancelada em março por unanimidade por superfaturamento, falta de projeto básico, licença do patrimônio histórico, fraude em licitação e dano potencial ao vizinho e bicentenário Hospital Escola São Francisco de Assis, entre outras ilegalidades. O termo de distrato foi acertado pelo vice-presidente do TRE-RJ, desembargador Edson de Vasconcelos, em encontro com o prefeito Eduardo Paes na tarde de ontem, após cinco meses de negociações em que, segundo o presidente Bernardo Garcez, a prefeitura fez exigências "inviáveis" para receber de volta o lote, cedido pelo município ao tribunal em 2011.

De acordo com o termo assinado, a prefeitura "aceita a devolução do bem no estado em que se encontra, assumindo todas as despesas, taxas e custos incidentes sobre o imóvel", que hoje exibe uma "cratera" de 1,6 mil m2 em área de mangue no Centro do Rio. Ou seja, a União não terá qualquer despesa com a devolução. Em julho, decisão da 8ª Vara Federal determinou que a construtora Lopez Marinho, responsável pela obra cancelada - que consumiu até agora R$12 milhões dos cofres públicos e é questionada também em processo administrativo no Conselho Nacional de Justiça -, executasse "a concretagem remanescente da laje radier (fundação superficial) às suas próprias expensas", diante dos "riscos iminentes" de "ruptura da estrutura já executada, bem como de inundação do local", e também ordenou a inclusão do município como réu.

Em 20 dias, e-Denúncia recebe mais 1.316 reclamações


Desde o início de agosto, o sistema e-Denúncia do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro recebeu 1.316 novas queixas de propaganda eleitoral irregular. Já são 3.158 ocorrências, desde janeiro, em todo o Estado. Das irregularidades denunciadas, 1.870 referem-se à propaganda irregular em vias públicas - com faixas, cartazes e panfletos -, 659 na internet, 538 por telefone, 72 na TV e 18 no rádio. O município do Rio segue na liderança, com 2.054 queixas, seguido de Duque de Caxias, com 142 registros, e São Gonçalo, com 114 reclamações. Para denunciar, basta preencher o formulário em www.tre-rj.jus.br/site/fale_conosco/clique_denuncia/clique_denuncia.jsp ou telefonar para o Disque-Denúncia (2253-1177), com sigilo garantido. Todas as reclamações são redirecionadas para a coordenadoria de fiscalização da propaganda eleitoral do TRE-RJ.

ASCOM TRE-RJ <vivian.reis@tre-rj.jus.br>




PM que ameaçou fiscais será processado

Um sargento do 15º BPM de Caxias será alvo de apuração interna na corporação e processado por crime de ameaça, que prevê de um a seis meses de prisão, por ter investido armado contra dois fiscais da 139ª Zona Eleitoral de Japeri, no bairro da Chacrinha, na terça-feira (19), quando fazia campanha para o deputado estadual Marcelo Simão (PMDB) e para o deputado federal Marcelo Matos (PDT), que buscam a reeleição.

Após ser abordado num carro de som em frente à escola estadual CIEP 206, o sargento reagiu com xingamentos, saltou do carro com o revólver e tentou intimidar os fiscais. Antes de retornar ao carro e fugir, ele gritou que era policial. Os fiscais do TRE-RJ ordenaram a redução do volume do alto-falante porque a legislação proíbe esse tipo de propaganda a menos de 200 metros de hospitais, escolas e prédios públicos. O caso foi registrado na 63ª DP de Japeri.

C.E. Almirante Tamandaré

          Oficina sobre fotografia               


Alunos do Ensino Médio do Colégio Almirante Tamandaré, no município de Japeri, tiveram a oportunidade de aprender a registrar momentos marcantes com um simples clique. Na última quarta-feira (20/08), os jovens participaram de uma oficina com a repórter fotográfica Marcia Costa.
Repórter fotográfica Marcia Costa dá explicações aos alunos
Há quase 20 anos no mercado de trabalho, a palestrante, que é pós-graduada em Artes Visuais, leciona cursos livres na área, além de Fotojornalismo e Introdução à Fotografia em universidade privada, e também atua na Assessoria de Comunicação da Seeduc. O convite para ministrar um curso básico de fotografia surgiu a partir de uma conversa entre Márcia e a professora de Artes da unidade, Peter Jean Cohen, durante visita dos alunos ao Parque Lage.

- É sempre um enorme prazer ensinar. Adoro transmitir conhecimento e perceber nos olhos de cada aluno o fascínio que a fotografia proporciona. Para muitos estudantes, esse é o primeiro contato com a fotografia. Sei que eles já usam seus celulares, mas acredito que saíram daqui conhecendo um pouco mais sobre suas câmeras -, disse.

Para a diretora da unidade escolar, Alcidéia Dutra, essa iniciativa poderá despertar nos estudantes uma nova vocação.

-Todos os anos, fazemos uma feira no colégio, onde as turmas de 3ª série do Ensino Médio pesquisam e apresentam diferentes profissões. Essa oficina é mais uma oportunidade de os alunos conhecerem e aprenderem sobre uma  nova carreira profissional -, destacou a gestora.

A oficina abordou desde a história até as técnicas da fotografia. Durante a aula, os adolescentes tiraram suas dúvidas e debateram sobre algumas questões técnicas de utilização dos equipamentos fotográficos.

Para a aluna da 1ª série do Ensino Médio, Larissa Piter, o curso proporcionou mais conhecimento sobre as diferentes possibilidades de aperfeiçoar suas fotos.

- Eu tenho um celular e sempre tiro fotos, mas não tinha ideia dos recursos que eu poderia explorar. Nessa aula, pude aprender  novas técnicas e conhecer mais um pouco sobre minha câmera – revelou.

Estudante Larissa Piter elogiou a aula