Mauricio Figueiredo

Educação, recursos humanos e o melhor do et cetera

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ensaio sobre Angústia de Graciliano

De 5  a 20 de julho, no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, estará em cartaz a peça Ensaio Sob(re) Angústia, concebida a partir do romance Angústia, de Graciliano Ramos. O espetáculo será encenado às quintas, sextas e sábados às 19 horas, e aos  domingos às 18 horas.
A entrada é franca e os ingressos deverão ser retirados 1 hora antes do início da apresentação, que é recomendada para maiores de 14 anos.
O Teatro Laboratório ECA está localizado na Rua da Reitoria, 215 (Travessa da Av. Prof. Luciano Gualberto), Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: (11) 3091-4376

Relações Exteriores

O Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, através do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional (GACInt), convida para a Conferência do Ministro de Estado das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, que acontecerá no dia 6 de junho, às 10h30, no Auditório FEA 5 , na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA).
A conferência será aberta a toda a comunidade, sem necessidade de inscrição prévia. A FEA fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo.

Tribunal está em dia com metas do Judiciário em 2014

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro está entre os tribunais brasileiros - menos da metade - que lançaram no prazo as informações sobre o cumprimento das metas nacionais do Poder Judiciário em 2014, para que o Conselho Nacional de Justiça possa acompanhar o desempenho das cortes e gerar relatórios estatísticos. Todos os 91 tribunais brasileiros devem comunicar mensalmente esses dados, de acordo com o CNJ.

As metas nacionais 2014 buscam a prestação jurisdicional efetiva, segura, célere e democrática. O primeiro relatório parcial do cumprimento dessas metas, escolhidas no 7º Encontro Nacional do Judiciário, em novembro de 2013, será divulgado em julho, com números relativos ao primeiro quadrimestre do ano.

Cresce o número de mesários voluntários

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro registrou um crescimento aproximado de 40% no número de inscrições no programa Mesário Voluntário para as eleições deste ano. Até o momento, 11.172 eleitores preencheram o formulário disponível no site www.tre-rj.jus.br (link), contra mais de 8 mil inscritos em 2012, e cerca de 6 mil, nas eleições de 2010. Criado em 2008, o programa visa a estimular o engajamento dos chamados "fiscais da democracia" e permite que, além do site, o eleitor se cadastre diretamente na zona eleitoral. A Justiça Eleitoral começou a nomear os mesários em 10 de junho e dia 6 de agosto será o prazo final para a publicação da lista oficial dos convocados.

sábado, 28 de junho de 2014

Eleições 2014: termina nesta terça a propaganda gratuita

A partir desta terça-feira (1º), as emissoras de rádio e TV não podem privilegiar candidato, partido ou coligação nem veicular propaganda partidária gratuita, aquela em que os partidos divulgam sua ideologia e posição em relação a temas diversos. A lei também impede filmes, novelas ou qualquer programa com alusão ou crítica a candidato ou partido, exceto a de caráter jornalístico ou em debates. Além disso, a programação normal e os noticiários das emissoras não podem ter imagens de pesquisa ou de consulta popular de natureza eleitoral com identificação do candidato ou através de manipulação de dados e fatos.

No rádio e na TV, os candidatos podem apresentar as propostas de campanha no horário eleitoral gratuito, que começa em 19 de agosto.

Fiscalização: lançamento da Frente Popular após convenção foi ilegal

A coordenadora da fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral, juíza Daniela Barbosa, reiterou nesta sexta (27) que aplicou a legislação ao interromper o lançamento da "Frente Popular" (PT, PV, PCdoB e PSB), evento que reuniu  sete mil pessoas na casa de espetáculos Via Show, em São João de Meriti, Baixada Fluminense, nesta quinta (26), horas depois da convenção do PCdoB, no mesmo local, que formalizou o apoio as candidaturas de Lindbergh Farias (PT), ao governo, e de Romário (PSB), ao senado. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) impediu a entrada dos fiscais, que atendiam a uma denúncia de propaganda antecipada no perfil de Lindibergh numa rede social que convidava o público em geral para o ato, não apenas filiados.

"Soube da convocação pública e expedi um mandado de averiguação de busca e apreensão em caso de confirmação do ilícito, como ocorreu", explicou. Os fiscais levaram a lista dos filiados dos partidos, passando a conferir a identidade deles. "A grande maioria não era filiada", frisou. O evento foi filmado, inclusive quando Jandira Feghali (PCdoB) ignorou a ordem judicial, incitando os militantes a expulsar os fiscais e anunciando que daria uma "peitada política", porque "nenhum juiz determina quem entra aqui".  Houve quebra-quebra e a PM foi chamada, aconselhando a fiscalização, em menor número, a ficar nas proximidades monitorando o evento e conferindo identidades.

"Todas as denúncias feitas ao TRE-RJ são averiguadas, sem exceção, e sempre tomamos as medidas cabíveis", esclareceu a juíza, ressaltando que a fiscalização não foi a convenções partidárias este ano por inexistirem denúncias, ao contrário do ato da Frente Popular, que não foi uma convenção. "A grande maioria no evento não era filiada", enfatizou. A juíza rebateu boatos nas redes sociais de que os fiscais tinham escolta, inclusive de milicianos. "A fiscalização na capital é formada por policiais militares cedidos por convênio com o governo do Rio, eles podem até atuar com armas da corporação", explicou a juíza, que ainda alertou: "Temos o cuidado de analisar a ficha policial e administrativas dos PMs - uma exigência para que atuem no tribunal".

Juíza criminal há 12 anos, Daniela Barbosa proferiu várias decisões contra milícias em Duque de Caxias. Reuniões políticas de outros partidos também já foram suspensas, como ocorreu há dias com o candidato Garotinho (PR), numa casa de shows em Nova Iguaçu.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Juiz mantém prefeito de Barra do Piraí eleito em 2013

O juiz da 93ª ZE de Barra do Piraí, Maurílio de Mello Júnior, decidiu manter no cargo o prefeito Jorge Babo (PPS), após receber, nesta quinta-feira (27), a comunicação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de absolvição do ex-prefeito Maércio de Almeida (PMDB). O juiz anulou a pena de cassação e inelegibilidade por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, mas entendeu que a decisão do TSE "não interferiu no resultado das eleições suplementares" de 4 de agosto de 2013, realizadas após Maércio perder o cargo. Ele pode recorrer ao colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Para o plenário do TRE-RJ, houve "desequilíbrio na lisura do pleito eleitoral" em 2012, porque Maércio de Almeida teria sido favorecido pela cobertura tendenciosa de dois jornais e uma rádio locais, além de prometer, em comício, asfaltar ruas do município em troca de votos e apoio político, A cassação provocou novas eleições no município em 2013, quando foram eleitos o atual prefeito Jorge Babo e o vice Cleber Guimarães. Porém, ao julgar recurso de Maércio, em 27 de maio deste ano, o TSE o absolveu, por maioria, determinando que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro adotasse "as providências que entendesse cabíveis".

Jandira Feghali será processada por impedir fiscalização de evento na Baixada

A deputada federal e candidata à reeleição Jandira Feghali (PCdoB) negou-se a cumprir decisão da coordenadora estadual da fiscalização da propaganda, juíza Daniela Barbosa, de interromper um ato partidário que reuniu 7 mil pessoas na casa de espetáculos Via Show, em São João de Meriti, Baixada Fluminense, apoiando as candidaturas do senador Lindbergh Farias (PT), ao governo, e do deputado federal Romário (PSB), ao senado. Os responsáveis pelo evento e a deputada, que incitou militantes a hostilizar fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, vão ser processados por descumprimento da ordem judicial. Como possui mandato eletivo, Jandira Feghali não pode ser presa em flagrante.

O ato foi convocado nas redes sociais para lançar a "frente popular", formada por PT, PV, PCdoB e PSB, mas a legislação proíbe encontros partidários abertos ao público. Os fiscais foram hostilizados e impedidos de entrar na casa de shows pela multidão, que iniciou um quebra-quebra com lançamento de gás de pimenta e tumulto generalizado. Em menor número, a fiscalização chamou a PM, que aconselhou-a permanecer do lado de fora, onde monitorou o evento e identificou participantes, muitos deles enviados ao local em ônibus fretados. O ato só terminou por volta das 20h30 desta quinta. O relatório será enviado ao Ministério Público Eleitoral, que pode ajuizar ações por propaganda antecipada e abuso do poder econômico.

Eleições 2014: começa prazo para o direito de resposta

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Concertos na Imprensa na Leila Diniz


Na 37ª edição da série “Concertos na Imprensa”, a Sala de Cultura Leila Diniz recebeu, excepcionalmente nesta quinta-feira, às 12h30, os Conjuntos de Câmaras Instrumentais do Projeto Aprendiz. O evento, que tradicionalmente acontece na última quarta-feira do mês, foi realizado na quinta, por conta da Copa do Mundo. Com entrada gratuita, o espetáculo contou com um repertório que passeia por importantes capítulos da história da música.
    Dividido em duas partes, a apresentação trouxe no início obras de importantes nomes do período barroco como “Aria”, de Bach, e “Concerto nº 2”, de Vivaldi. Já o  segundo momento teve como atração principal a música brasileira, com canções como “Samba do Avião”, de Tom Jobim, e “Berimbau”, de Baden Powell. No programa, está incluso ainda “Suíte do Pescador”, de Dorival Caymmi, uma homenagem ao compositor cujos 100 anos de nascimento são comemorados em 2014.
    Enquanto isso, continua aberta ao público a exposição “Ídolos da Bola – Craques do Lápis”, que apresenta caricaturas dos grandes atletas do futebol brasileiro. Com curadoria de Zé Roberto Graúna, a mostra apresenta trabalho de diversos artistas, entre eles, Mário Alberto, do jornal esportivo Lance, e Claudio Duarte, do jornal O Globo. No espaço cultural da Imprensa Oficial, o visitante ainda terá a chance de apreciar o jardim inspirado na obra do paisagista Burle Marx.
    A série “Concerto na Imprensa” é uma parceria entre a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e o Programa Aprendiz – Música na Escola, da Secretaria de Cultura de Niterói/FAN e da Secretaria de Educação de Niterói. A apresentação musical acontece toda última quarta-feira do mês na Sala de Cultura Leila Diniz.

Garotinho proibido de abrir eventos partidários ao público

sábado, 21 de junho de 2014

Liminar mantém coluna de Aécio no site da Folha de São Paulo

A empresa Folha da Manhã S/A obteve liminar (decisão provisória) para manter a coluna do senador e pré-candidato à presidência Aécio Neves (PSDB), publicada em 26 de maio na versão eletrônica da Folha de São Paulo. O juiz Flavio Willeman, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, argumentou que a exclusão da coluna seria uma "restrição direta à liberdade de informação jornalística". Além disso, o juiz entende que o controle da suposta propaganda antecipada caberia ao Tribunal Superior Eleitoral, pois beneficia "inegável concorrente à eleição presidencial" e foi "difundida nacionalmente por empresa jornalística paulista".

A queixa de que o jornal Folha de São Paulo beneficiaria a candidatura à presidência de Aécio Neves ao mantê-lo como colunista foi registrada no sistema e-denúncia do TRE-RJ, em 26 de maio. Dois dias após, por entender que se tratava de propaganda antecipada, o Juízo da 209ª ZE, responsável pela fiscalização da propaganda na internet, notificou o pré-candidato e o jornal, além de determinar que a coluna fosse excluída do site www.folha.uol.com.br. A empresa Folha da Manhã S/A ajuizou então o recurso contra a decisão e o pedido liminar para suspender a retirada da coluna até o julgamento do caso pelo Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio.


Processo relacionado: MS 23105

sexta-feira, 20 de junho de 2014

STJ determina fim de paralisação nas universidades federais

Pezão não pode fazer telemarketing

Crivella não pode mais distribuir brindes

O senador e pré-candidato ao governo Marcelo Crivella (PRB) está impedido de distribuir brindes que possam representar vantagens ao eleitor. A coordenadora estadual da fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, juíza Daniela Barbosa, fixou a multa diária em R$ 25 mil e exigiu que o pré- candidato justificasse a doação de CDs em cultos da Igreja Universal, contabilizando-os como gasto eleitoral quando registrar a candidatura.

Bispo licenciado, Crivella continuava pregando na IURD, como registraram fiscais do TRE-RJ. Os fiéis recebiam os CDs e exemplares do jornal "Folha Universal", com matéria dele intitulada "O voto não se vende". Para a juíza, o senador estaria "em plena campanha eleitoral". O material com fotos e a degravação do culto serão examinados pelo Ministério Público Eleitoral, que pode ajuizar ações por propaganda antecipada e abuso de poder econômico.

Siga o TRE-RJ no Twitter

quinta-feira, 19 de junho de 2014

O Destino & Eu (lançamento de novo Livro)

O que é o Destino? Ele existe?

Estas são questões que acompanham todo

o desenrolar da obra.

Para respondê-las, o autor - Antonio

Bonifácio R. de Sousa - defende a existência de

uma forma de destino estruturalmente presente

na história de nossas vidas, composta por

elementos que podem se submeter, ou não, às

nossas previsões, prevenções e decisões, tais

como as fatalidades, a sorte, o azar, as graças

humana e divina, as oportunidades, etc.; através

das narrativas autobiográficas, estes fatores são

explicados, analisados e ilustrados.

Em meio a tantos dilemas naturais, os leitores são incentivados a discernir

sobre qual o melhor caminho para que possam conduzir, a bom termo, seus

O Destino & Eu segue, simultaneamente, as formas literárias teórico-
reflexiva, autobiográfica e orientação de vida.

“O Destino & Eu não é mera biografia, não é mera reflexão abstrata

sobre uma interrogação de fundo no que se refere ao andar de nossa vida

pessoal ou mesmo social. O Destino & Eu é uma obra, ao mesmo tempo,

provocante e enriquecedora para quem a lê (...) ”(Frei Antonio Moser, OFM).

1. Diretamente com o autor, através dos e-mails profbonifacio@gmail.com ou

PSOL DO DF REALIZA CONVENÇÃO

O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL-DF, realiza no próximo sábado, dia 21 de junho de 2014, das 09 às 12 horas, na sede da Associação Comercial do Distrito Federal, no SCS - Setor Comercial Sul – Edifício Palácio do Comércio, a sua Convenção regional com a finalidade de aprovar as candidaturas às eleições do dia 5 de outubro, bem como calendário eleitoral, alianças políticas e as principais propostas de programa para governar a Brasília.
Segundo o pré-candidato ao GDF, Toninho do PSOL, o partido irá enfrentar ricos e poderosos adversários na política local. No entanto, o PSOL mostrou-se um Partido coerente e combativo na defesa dos interesses dos trabalhadores. “Temos uma pré-candidatura à Presidência da República, da ex-deputada Federal Luciana Genro, que estará presente em nossa Convenção, que enfrentará Aécio Neves, Dilma e Eduardo Campos com a combatividade que sempre caracterizou sua vida de militante socialista e defensora dos interesses populares”, acrescentou Toninho.
Será o momento para partido e os militantes, que serão apresentados os pré-candidatos e candidatas, a mostrem sua força e capacidade de mobilização das bases partidárias que irão apoiá-los durante a campanha.
“Minha candidatura a governador não inicia no zero. Ganhamos respeitabilidade e o reconhecimento da população do Distrito Federal e do Entorno, principalmente após a campanha eleitoral de 2010, quando alcançamos mais de 199 mil votos, cerca de 14% do eleitorado. Nossa marca foi à coerência e a combatividade na defesa de um programa e de propostas que mudariam a face de nossa Capital. Quero contar, mais uma vez, com o apoio de nossa militância para a batalha que se aproxima. Tenho certeza que todos estarão a postos para cumprirmos com o nosso dever de militantes socialistas e das causas populares. Estaremos sempre ao lado das reivindicações populares. Estou te aguardando neste sábado. Não falte! Envio um fraterno abraço a todos e todas”, disse Toninho.

Estado do Rio foi um dos que mais avançaram em Educação


Dados são do Índice de desenvolvimento Estadual (iRS), lançado pela
PUCRS e Zero Hora 
                                                                                                                                                                                 
O Estado do Rio de Janeiro foi um dos que mais avançaram em Educação entre os anos de 2005 e 2012, de acordo com o resultado do Índice de Desenvolvimento Estadual – RS (iRS), que compara o desempenho do Rio Grande do Sul com os demais estados brasileiros. Realizada pelo Jornal Zero Hora e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a pesquisa, que também considerou outras duas dimensões (padrão de vida e longevidade), revelou que o Rio passou do 16º para o 6º lugar.

Nesse período, houve uma melhora de 29,38% na Educação (0,473 para 0,612). Os indicadores adotados para avaliar esse quesito foram o desempenho dos alunos - séries iniciais do Ensino Médio - na Prova Brasil (Português e Matemática) e o grau de distorção idade-série. Segundo a pesquisa, para avançar, o segredo é melhorar o aproveitamento nas escolas. Além de aumentar as aprovações, é preciso ampliar a qualidade do ensino e garantir que os estudantes obtenham bons resultados na avaliação nacional.

- O resultado da pesquisa reflete o comportamento da rede estadual após a implantação de uma série de ações voltadas à resolução de graves problemas. Em 2009, a rede apresentava uma das maiores taxas de distorção-idade/ano do país. Esse problema está ligado, principalmente, aos baixos níveis de aprendizagem dos alunos e às altíssimas taxas de reprovação e abandono – afirmou o subsecretário de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Antônio Neto.

No último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cujo resultado foi divulgado em 2012, a rede estadual do Rio subiu 11 posições, saindo da 26ª para a 15ª colocação no Ensino Médio. O estado foi o que alcançou o maior número de posições, ao lado de Goiás. O Ideb é um indicador educacional que relaciona informações de rendimento escolar (aprovação) e desempenho (proficiências) em exames padronizados, como a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Em relação à taxa de distorção idade-série, referente ao Ensino Médio, de 2007 a 2013, o estado obteve uma redução superior à média brasileira (21,4% contra 13,6%), apresentando a sexta maior queda.

Em maio deste ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as taxas de distorção referentes ao ano de 2013. A rede estadual do Rio apresentou continuidade na queda - segunda maior redução no período de 2012 a 2013 (4,1%). Se esse avanço se mantiver nos próximos anos, a expectativa é que a taxa estadual se aproxime à média brasileira (em 2013, era de 39,3% e 33,0%, respectivamente).

Segundo Antônio Neto, esse resultado foi alcançado graças a um conjunto de ações estratégicas, colocadas em prática ao longo da atual gestão. Entre as principais estão a adoção de um Currículo Mínimo para todas as escolas, implantação de avaliações bimestrais, oferta de Reforço Escolar para alunos com dificuldade de aprendizagem, Formação Continuada para professores de Língua Portuguesa e Matemática em escolas com baixo desempenho, além da introdução de metodologia de aceleração de estudos para os alunos com distorção idade/série.

- Todas essas ações foram fortemente monitoradas pelas equipes de gestão escolar para que realmente apresentassem efetividade. Com isso, o Estado do Rio apresentou,  já em 2012, a maior evolução em proficiência no Saeb e a maior queda nos índices de distorção idade/ano do Brasil – afirmou o subsecretário.



quarta-feira, 18 de junho de 2014

Tribunal recebe a lista de quem pode ficar inelegível

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro recebeu do Tribunal de Contas do Estado a lista de políticos que tiveram contas rejeitadas e poderão ser declarados inelegíveis pelo colegiado do TRE-RJ. Os 1.051 gestores públicos da lista foram alvo de 1.739 processos analisados e rejeitados pelo plenário do tribunal nos últimos oito anos e poderão ser enquadrados na Lei da Ficha Limpa, que será aplicada pela primeira vez em eleições gerais. Cópias dos documentos serão encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral e vão integrar os pedidos de registro de candidatura, que serão julgados pelo TRE-RJ em julho.

Veja a lista completa aqui.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Biblioteca da Ilha

domingo, 15 de junho de 2014

UniRio 35 anos, entre avanços e desafios

A UNIRIO completou dia 5 de junho, 35 anos desde sua criação, por meio da Lei nº 6.655, que transformou a Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (Fefierj) na então Universidade do Rio de Janeiro. Na época, a instituição contava apenas com oito cursos de graduação; hoje, são mais de 40, incluindo na modalidade a distância, e mais de 30 cursos de mestrado, doutorado e especialização.
Considerada ainda como uma Universidade jovem, em comparação a outras do Brasil e, principalmente, da Europa, a UNIRIO celebra seu aniversário no ano em que assinou um acordo de cooperação com a instituição de ensino superior considerada a mais antiga do mundo, a Universidade de Bolonha (Itália). A parceria com instituições estrangeiras é apenas um aspecto do fortalecimento da UNIRIO ao longo de sua história.
Mais recentemente, com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído em 2007, a Universidade passou por uma expansão da infraestrutura física e do quadro de docentes e técnicos-administrativos, e ampliou o acesso de estudantes ao ensino superior, com a criação de cursos e de novos turnos para as aulas.
“Com o Programa, pudemos criar cursos que ampliaram a visibilidade de nossa instituição. Passamos a ter nosso primeiro curso na área de Engenharia [Engenharia de Produção], criamos o curso de Letras para completar o atual Centro de Letras e Artes. Tudo isso, fruto de uma política voltada para a ampliação do ensino público de qualidade. A Universidade vem crescendo, no quantitativo de estudantes, no seu corpo docente e de técnicos-administrativos. Essa perspectiva fortalece nosso trabalho à frente da Reitoria, em que buscamos ultrapassar os possíveis percalços”, avalia o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, que também em 2014 celebra 35 anos dedicados à UNIRIO.
Avanços
O crescimento e o desenvolvimento da Universidade, com manutenção da qualidade, são evidenciados pela decana do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Ana Maria Mendes Monteiro Wandelli. “No cenário do Rio de Janeiro, podemos dizer, o desafio da UNIRIO é eterno, por termos um caminho curto em comparação a outras instituições federais. Mas o que vemos é que a Universidade conseguiu um progresso ao longo dos anos, por ter crescido sem deixar cair a qualidade.”
Wandelli, que também é professora e pesquisadora da Escola de Nutrição, destaca como principais avanços ao longo dos anos a internacionalização da UNIRIO e o fortalecimento do ensino a distância e da pós-graduação.
“No campo da Saúde, onde atuo, temos uma pós-graduação bastante consolidada e interdisciplinarizada. Esse aspecto, juntamente com o crescimento da graduação, é um diferencial competitivo de nossa instituição”, avalia.
Professora do Instituto Villa-Lobos (IVL) desde 1985, a decana do Centro de Letras e Artes (CLA), Carole Gubernikoff, ressalta que, com as verbas do Reuni, foi possível não só abrir os cursos de Letras e expandir os de Música, mas também melhorar as condições de laboratórios e salas de aula.
“O CLA é um centro de excelência na Universidade”, sentencia Carole. “Nas áreas contempladas, estamos, sem dúvida, entre as escolas mais importantes do país, tanto na graduação quanto na pós”. A professora lembra que na última avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizada em 2014, os cursos de licenciatura em Música e em Teatro obtiveram conceito máximo.
Para a decana, embora o IVL, fundado pelo próprio Villa-Lobos, e a Escola de Teatro da UNIRIO, originada do antigo Serviço Nacional de Teatro, estejam entre as instituições de ensino de artes mais antigas e tradicionais do país, ambos se destacam por explorar as possibilidades do mundo contemporâneo. “Nunca fomos muito conservadores”, revela. “Desde a década de 70, o IVL já contava com um laboratório de música eletroacústica onde se trabalhava com composições e vanguardas, utilizando ruídos, sons e meios.”
Ex-aluno de Museologia da UNIRIO, na década de 80, o atual decano do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), Ivan Coelho de Sá, também testemunhou os avanços na instituição nas últimas décadas. Para ele, a criação de normatizações internas, a ampliação da oferta de bolsas para os estudantes e o fortalecimento da pesquisa são conquistas importantes da Universidade.
“Tenho uma visão otimista. Já melhoramos muito, em relação ao passado, e estou certo de que vamos melhorar ainda mais”, afirma o decano.
Desafios
Apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados. Atualmente, a UNIRIO, assim como a maioria das instituições federais de ensino superior, enfrenta uma greve de servidores técnico-administrativos. Entre as reivindicações apresentadas à Reitoria, estão a criação de creche para os funcionários, melhorias na acessibilidade dos campi e adequada transparência nas questões relacionadas ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), que sofre com a insuficiência de recursos humanos e financeiros. Por determinação do reitor, as demandas deverão ser analisadas por comissões compostas para este fim.
No que se refere à infraestrutura física, uma das principais reivindicações da comunidade acadêmica é pelo início das atividades do Restaurante-Escola. Com o término parcial das obras, no fim de 2013, a Coordenação de Engenharia da UNIRIO verificou a necessidade de ajustes em itens como acabamento, esquadrias, instalações elétricas e exaustão, que estão sendo providenciados. A Direção de Assuntos Comunitários e Estudantis (Dace), responsável pela aquisição dos equipamentos, já aprovou 69% do que foi adquirido – o restante está em análise, aguarda entrega ou substituição por não cumprir as especificações exigidas.
A ampliação do espaço físico para atender às necessidades dos cursos é também uma demanda apontada como urgente pelo decano do CCH, Ivan Coelho de Sá. “Tivemos um grande crescimento no número de cursos e de alunos, no mesmo espaço. Já ocupamos salas que eram apenas gabinetes ou laboratórios, mas hoje somos obrigados a recorrer a salas de outros Centros”, explica.
Da mesma forma, a manutenção e a ampliação da estrutura física figuram entre os principais desafios do CLA. “Por muito tempo, os prédios ficaram sem manutenção”, relembra a decana Carole. Segundo ela, a situação começou a mudar há pouco mais de 10 anos, quando professores do Centro iniciaram o esforço coletivo de angariar verbas para melhorias, por meio de projetos de pesquisa. “Criou-se uma mudança de mentalidade, que perdura até hoje.”
A expansão física é uma preocupação recorrente do reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca: “A Urca [onde se localizam três dos seis campi da UNIRIO] é um bairro excelente, muito bonito, mas complicado para a Universidade, porque ficamos sem a possibilidade de crescimento. Precisamos recorrer a outros espaços na cidade”.
Nesse sentido, duas recentes aquisições merecem destaque: três andares em prédio no centro da cidade, e uma área de 5.300m2 no Engenho de Dentro, zona norte do Rio. “Isso fará com que a Universidade possa ampliar suas ações, facilitando o acesso de estudantes de outras regiões da cidade”, observa Jutuca.
Além da Urca e dos novos espaços no Centro e no Engenho de Dentro, a UNIRIO conta com campi em Botafogo, no Centro e na Tijuca. A multiplicidade geográfica aponta para outra questão importante: a relação com a sociedade. Para a decana do CCBS, é necessário ampliar esse contato. “Precisamos solidificar a prestação de serviços à sociedade, em especial no campo da Saúde”, diz Ana Maria Wandelli.
Potencial
Tanto os avanços quanto os desafios observados ao longo dos anos podem ser considerados como oportunidades para o desenvolvimento da UNIRIO. Na visão da decana do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP), Rosângela Maria de Azevedo Gomes, a Universidade tem um grande potencial a ser explorado, por abrigar cursos de excelência, mas que ainda podem crescer.
“Temos muitas possibilidades de projetos. Temos escolas que não existem em outras universidades públicas no Estado do RJ, temos escolas muito bem-avaliadas. Acho que o grande desafio da UNIRIO é encontrar sua identidade e, dentro de suas potencialidades, se tornar um grande centro de pesquisa”, reflete a decana.
Rosângela destaca que o fato de ser uma Universidade jovem, e de porte médio, possibilita maior integração e diálogo e facilita o acesso à Administração Central. A visão é compartilhada pelo decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Amâncio Machado de Souza Júnior.
“Quando recebemos um professor novo, faço questão de deixá-lo o mais à vontade possível, promovendo um passeio pelas dependências do prédio para mostrar como as coisas funcionam”, revela. Para Amâncio, por ser um Centro relativamente novo – o primeiro curso oferecido, Bacharelado em Sistemas de Informação, foi inaugurado há 15 anos –, o CCET tem estrutura flexível, livre dos vícios comuns em instituições mais antigas.
“Uma das vantagens é a facilidade de acesso às autoridades”, aponta. Além disso, ele ressalta que não há imposições rígidas em relação à exclusividade dos docentes sobre determinada disciplina. “Atuo no campo da Geometria e, quando a matéria se aproxima de minha área de estudos, os próprios alunos pedem que eu conclua uma disciplina que outro professor iniciou”, revela.
Coletividade
Para aqueles que pretendem ingressar na UNIRIO, seja como estudante ou como servidor, o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca destaca que a instituição é reconhecida nacional e internacionalmente, constituindo um excelente polo de ensino e de trabalho.
“Dentro de suas características, com muitos cursos voltados para a área de Humanas, mas também com força na área da Saúde, das Ciências Exatas e das Artes, a UNIRIO merece uma atenção especial dos candidatos”, reflete. Para técnicos e docentes, o reitor destaca a política de atenção ao servidor, que foi reforçada com a recente criação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
Jutuca ressalta ainda a importância de toda a comunidade acadêmica, e também da comunidade externa, para a construção de uma Universidade ainda mais forte. “O atendimento das expectativas de nossa comunidade não está ao alcance de indivíduos isolados ou de um grupo dirigente. Somente juntos seremos capazes de realizar nossos sonhos e metas, com determinação, respeito ao outro e consciência social. A construção de uma Universidade é obra de toda a sociedade”, reflete.

sábado, 14 de junho de 2014

Educação nomeia mais 1.409 professores


Docentes atuarão com carga horária de 30h semanais

A partir da próxima semana, a Secretaria de Estado de Educação publicará no Diário Oficial a nomeação dos 1.409 professores aprovados nos concursos 2011.2, 2013.1 e 2013.2 para o cargo de Professor Docente I – 30 horas.  São 1.125 oriundos do concurso de 2013 e 284 do concurso de 2011. Esses profissionais já apresentaram a documentação exigida e tiveram seus exames médicos aprovados.

A nomeação de tais candidatos foi possível graças à Lei nº 6.794, de 04 de junho de 2014, publicada no D.O. de 05.06.2014, que transformou 5.650 cargos vagos de Professor Docente I, de 16 horas, em 3.000 cargos de Professor Docente I, de 30 horas.

Os professores nomeados são habilitados nas disciplinas de Física (90), Geografia (225), Matemática (504), Português (445) e Química (145) e atenderão a todas as Diretorias Regionais do Estado. Todos os aprovados já concluíram as fases do processo admissional e, logo após a publicação, deverão comparecer à Coordenação de Gestão de Pessoas das respectivas Diretorias Regionais, a fim de efetivarem a admissão e a posse, e dar início imediato ao trabalho em sala de aula.




Belford Roxo: prefeito cassado

Mantida cassação de vereador de Belford Roxo

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro confirmou, na sessão plenária de quarta-feira (11), a cassação do vereador de Belford Roxo Rodrigo Ferreira Frasco (PRTB), o "Rodrigo Com a Força do Povo", por compra de votos nas eleições de 2012. O relator do processo, juiz Alexandre Mesquita, entendeu que o centro social "Projeto Esperança" foi utilizado para a campanha do vereador. Segundo o magistrado, o oferecimento de serviços como consultas médicas, sessões de fisioterapia e salão de beleza "lhe angariou votos e foi decisivo para macular a legitimidade do pleito". Em seu voto, o juiz destacou ainda que, além de o material de campanha do vereador utilizar as mesmas cores do centro social, o estabelecimento situava-se no bairro Jardim Redentor, local de residência e "reduto eleitoral" de Rodrigo Frasco, que também foi multado em R$ 15 mil. Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Processo relacionado: RE 1340

Mais de 41 mil eleitores com deficiência se cadastraram

No estado do Rio, 41.724 eleitores com algum grau de deficiência ou dificuldade de mobilidade estão cadastrados para votar em seções eleitorais especiais. Desses, 20.754 têm problemas de locomoção e 3.944 são deficientes visuais, que poderão exercer o direito ao voto nos 5.303 locais de fácil acesso instalados nos 92 municípios. Adaptadas pelo TRE-RJ, essas seções especiais atendem ao Programa de Acessibilidade do Tribunal Superior Eleitoral, que promove a inclusão dos portadores de deficiência no processo eleitoral. A estimativa é de que 24 mil eleitores fluminenses com algum tipo de deficiência estavam cadastrados nas eleições 2010, e 32 mil em 2012.


quinta-feira, 12 de junho de 2014

Educação no Estado do Rio

Foto: divulgação

Reforço Escolar aumenta rendimento de alunos de escola do Médio Paraíba

O Programa de Reforço Escolar do Colégio Estadual Fagundes Varela, em Rio Claro, tem aumentado consideravelmente o aproveitamento dos alunos da escola nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.  A ação tem como principal objetivo promover o desenvolvimento e a melhora das habilidades que os estudantes têm mais dificuldade e, consequentemente, facilitar o processo de aprendizagem.  

As avaliações internas aplicadas nos alunos evidenciam o sucesso do projeto. Segundo a direção do colégio, o aproveitamento dos que fazem parte do Reforço Escolar está acima dos 70% justamente nas disciplinas que muitos consideram um “bicho de sete cabeças”: Português e Matemática.

Os relatos de estudantes e educadores não poderiam ser melhores. Lucas de Jesus, aluno do 1ª Série do Ensino Médio, falou sobre o progresso de sua aprendizagem.
- Eu estou achando essas aulas de reforço muito produtivas e interessantes, já consigo sentir a evolução de meu aprendizado – comemorou.

A aluna Joyce Santos, de 17 anos, também relatou sua melhora e ressaltou ainda que o empenho dos professores e a dinâmica das aulas tem sido o combustível de sucesso do projeto.

- As aulas de reforço são interessantes e importantes para mim, porque com elas estou aprendendo coisas novas. Além disso, os professores são ótimos – comentou a jovem.
Para os docentes envolvidos no programa, os resultados obtidos são frutos de um trabalho de esforço e dedicação da equipe. A professora de Língua Portuguesa, Teresinha Guido, falou sobre as atividades desenvolvidas com os estudantes.

- O material utilizado nas dinâmicas desperta o interesse dos alunos. Sempre há possibilidade de relacioná-lo a algum filme ou música da atualidade. Além do material, os encontros presenciais e os fóruns realizados na Plataforma (AVA) nos permitem realizar um planejamento conjunto, trocando experiências – completou a educadora.

Sobre o programa

O projeto Reforço Escolar é uma parceria da Seeduc com a Fundação Cecierj, que oferece Letramento em Leitura e Escrita e Letramento em Matemática para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular e para as turmas da 1ª e 2ª séries do Curso Normal.

O objetivo da Seeduc, este ano, é atender 800 escolas, auxiliando os alunos a vencerem os obstáculos presentes em sua aprendizagem, consolidando e ampliando seus conhecimentos.

O programa é um grande aliado da escola para auxiliar seus alunos na conquista da aprendizagem efetiva e no bom desempenho nas avaliações de larga escala.

Papa quer paz na Copa

Em mensagem de vídeo, o papa Francisco pediu que ocorra um clima de paz durante a Copa do Mundo no Brasil. "A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos", disse o papa.

Aeroviários do Rio parados na Copa


Os aeroviários do Rio aprovaram paralisação de 24 horas nos aeroportos Galeão, Santos Dumont e Jacarepaguá. O Sindicato Municipal dos Aeroviários do Rio (Simarj) informou que o movimento tem início a partir da 0h desta quinta-feira (12).

TRE-RJ mantém multa a filho de Cabral

Na sessão plenária de quarta-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro manteve a multa de R$ 5 mil por propaganda antecipada aplicada em maio ao presidente nacional da Juventude do PMDB e virtual pré-candidato a deputado federal Marco Antônio Neves Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral. Em 13 de novembro de 2013, o jornal A Terra, que circula em Miracema, no Noroeste Fluminense, publicou reportagem que anunciava a pré-candidatura de Marco Antônio a deputado federal e o exaltava como "nova força jovem". Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Processo relacionado: RP 16355

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Tribunal não funcionará durante jogos do Brasil

Facebook tem que tirar página contra Garotinho

O deputado federal Anthony Garotinho (PR) obteve, nesta terça-feira (9), liminar determinando a retirada em cinco dias da página "facebook.com/garotinho.nem pensar", com acusações de que ele sabota a pacificação dos morros cariocas e postagens que atribuem crimes ao pré-candidato ao governo. O desembargador Wagner Cinelli, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, mandou ainda que o Facebook deixe de publicar conteúdos semelhantes em qualquer outro domínio da empresa na internet, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

Processo relacionado: RP 21806

Catracas instaladas no Huap

A direção do Hospital Universitário Antonio Pedro da UFF distribuiu a seguinte nota:

Desde que a direção do Hospital Universitário Antonio Pedro iniciou os estudos para  tomar  medidas  de  controle  de  acesso  e  segurança  do  hospital,  o  Sintuff  vem  promovendo  desconforto  e  perturbação  à  ordem  pública  através  de  informações  falsas e tendenciosas, sobre a instalação de catracas no Huap. Fica claro que a real  preocupação do Sintuff com a instalação dos equipamentos de controle de acesso e  segurança,  principalmente  das  catracas,  não  é  a  segurança  dos  usuários  e profissionais que circulam pelo hospital, nem a melhoria organizacional do Huap. O  sindicato  vem  usando falsos  argumentos,  a fim  de  desvirtuar  as reais mudanças  e  transformações  estruturais  e  organizacionais  que  estão  sendo  implementadas  no  hospital. 
Por trás dessas propagações de medo e pânico às pessoas está a preocupação do  sindicato com o controle de presença e da carga horária dos servidores do Huap. Em  ação  civil  pública  promovida  pelo  Sintuff  não  houve  nenhuma  manifestação  ou  preocupação em adotar medidas nas dependências do Huap para que sejam evitados  os riscos de incêndio nesta unidade hospitalar.  O sindicato preocupa‐se  com a retirada dos  equipamentos de  controle de acesso e  segurança  do Huap,  assim  como  incita  os servidores  a  não fazerem  os  crachás  de  acesso afirmando ser o equipamento uma forma de controle de frequência e carga  horária no Huap. Apesar das tentativas de incansáveis do Sindicato visando proibir a 
instalação das catracas no Huap, o Tribunal Regional Federal negou provimento ao  recurso do Sintuff na ação civil pública que solicita o impedimento de instalação de tal  equipamento no Huap. 
Cabe ressaltar aqui o fato de que a gestão do Huap tem por objetivo a segurança de  todos os que circulam no hospital e, assim, tem procurado desde o início  junto aos  órgãos competentes viabilizar um sistema de segurança adequado ao hospital.    
Mais recentemente, a pedido do diretor‐geral do Hospital Universitário Antônio Pedro,  Tarcisio  Rivello,  foi realizada  pela  engenheira  de segurança  do trabalho  do  Huap,  Marisa Fasubra, uma visita ao Departamento de Engenharia do Corpo de Bombeiros  de Niterói para consulta sobre a legislação vigente acerca da instalação de catracas  em  edifícios  públicos.  O  Huap  já  tinha  conhecimento  deste  assunto,  a  partir  da 
idealização  do  aludido  projeto  e  sempre  buscou  informações  junto  aos  órgãos  competentes  para manter‐se  dentro  nas  normas  de segurança  e  das  leis  vigentes. 
Segundo informação do Departamento Engenharia do Corpo de Bombeiros de Niterói,  não há nenhuma legislação específica sobre o assunto, mas isto pode ser evidenciado ao  observar prédios públicos que fazem a utilização de catracas para controle de acesso de funcionários e visitantes.
De acordo com o relatório técnico de análise da liberação de emergência das catracas  e  torniquetes  apresentado  pela  empresa  vencedora  do  pregão  eletrônico  para  aquisição  dos  equipamentos  e  instalação  das  catracas,  este tipo  de  liberação  dos equipamentos atende à norma e vistoria dos Bombeiros. 
O sistema de  controle de  acesso  adquirido pelo Huap oferece total segurança aos  servidores, visitantes e usuários do hospital. Em cada portaria foi instalado um botão  de emergência para liberação das catracas, torniquete e portinhola, o que evita que se  formem  filas,  confusões  e  contenção  de  pessoas  em  caso  de  emergência.  Devido à necessidade da passagem de cadeirantes e macas, as portinholas permitem  acesso seguro e adequado para pessoas com mobilidade reduzida. O sistema já passou 
por diversos testes e será operado pelos profissionais de segurança, que estão sendo  treinados para proceder a orientação necessária. 
Estes esclarecimentos contrariam mais uma vez, as recentes informações equivocadas  feitas pelo Sintuff na tentativa de dificultar os projetos de melhorias que vem sendo  realizados no Huap por esta direção. Esse tipo de notícia causa perturbação da ordem  pública traz insegurança, provoca pânico e evidencia a propaganda  caluniosa, é a  prática usual do sindicato. 
O projeto do Huap de prevenção e combate a incêndio ‐ é o primeiro ‐ e está em fase  de  legalização  e  tramite  junto  ao  Corpo  de  Bombeiros.   Todas  as  exigências  processuais solicitadas  pelo  Corpo  de  Bombeiros foram  atendidas,  e ressaltamos  que, em nenhum momento houve qualquer interferência negativa na aprovação dos  projetos dos quais consta a utilização das catracas nas diversas áreas de entrada do 
hospital.  O  Huap  conta  com  a sinalização  de  rota  de  fuga  e  com  cerca  de  270  extintores estrategicamente posicionados e que se encontram em processo de troca, o  que  ocorre  anualmente,  conforme  orientação  da  legislação  vigente. 
Todas  estas  medidas  atendem  às  exigências  previstas  pelo  Código  de  Segurança  Contra  Incêndio  e  Pânico (COSCIP)  do  Corpo  de  Bombeiros  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro. 
 
Tarcisio Rivello 
Diretor‐geral do Huap 

Seminário em São Gonçalo no sábado

No próximo sábado, dia 14, às 13h, será realizado seminário sobre o tema "Educação", em São Gonçalo, a cargo do palestrante Fábio de Souza Neto. Ele falará sobre a a educação vista como a maior ferramenta para desenvolver qualquer negócio. O evento será no auditório da Associação Comercial de São Gonçalo, Rua Dr. Feliciano Sodré, 82, 1º andar, Centro. Valor de R$ 25 até esta quarta-feira, dia 11, e R$ 30 até o dia 14.

Biblioteca da Ilha do Governador

Senhoras e senhores:

Convidamos a todos que têm conta na rede social Facebook a acompanhar o perfil da nossa querida Biblioteca da Ilha do Governador:


Cordialmente,

Fernando Barbosa
Secretário I
 
Biblioteca Municipal da Ilha do Governador - Euclides da Cunha
Praça Danaides, sem número
Cocotá
Rio de Janeiro - RJ
21.921-001

Edital de transferência para a UFRJ


A Pró-reitoria de Graduação (PR-1) disponibiliza nesta terça-feira (10/6) um link alternativo para inscrições nos processos de Transferência Externa Facultativa e Isenção de Concurso de Acesso 2014-2. 

Para efetuar as inscrições, acesse www.pr1.ufrj.br/transferencia
Leia aqui o edital.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Belford Roxo: suplente cassado por compra de votos

Fiscalização impede evento irregular do PR em Caxias

Fiscais do TRE-RJ impediram, no domingo (8), uma reunião política em Duque de Caxias, comandada pelo vereador e pré-candidato a deputado federal Serginho (PR) e o vereador e pré-candidato a deputado estadual doutor Maurício (PR), que reuniria duas mil pessoas. Anunciado numa rede social, o encontro aconteceria no "Clube dos 500" e previa ainda a presença do pré-candidato ao governo Anthony Garotinho. O material de propaganda apreendido será enviado ao Ministério Público Eleitoral e a Polícia Federal vai investigar o relato de uma moradora do Parque Vila Nova, de que todos receberam a oferta de R$30 para participar do encontro, além de emprego na campanha eleitoral.

Responsável pela ação de busca e apreensão, a coordenadora estadual da fiscalização, juíza Daniela Barbosa, determinou a identificação dos presentes, para checar a filiação delas ao Partido da República, o que caracterizaria propaganda intrapartidária. Como chegaram cedo, os fiscais encontraram cerca de 100 pessoas no local, a grande maioria sem filiação partidária, e apreenderam um painel de 60 m² com fotos dos três pré-candidatos, ofício da Câmara de Vereadores solicitando ônibus para o evento e assinado por Serginho, contrato de locação de dez ônibus ao custo de R$ 3,8 mil, um caminhão de água e um ônibus.

Ribeirão comemora o Bloomsday

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Departamento de Psicologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP realiza no dia 16 de junho, a partir das 9 horas, o Bloomsday.
O Bloomsday, que é uma homenagem ao livro Ulisses, de James Joyce, foi publicado em 1922 e narra um dia da vida de Leopold Bloom, em 16 de junho de 1904. Por conta do sucesso da história, esse dia tornou-se, tanto na Irlanda quanto mundialmente, uma espécie de data comemorativa de homenagem ao personagem e ao criador.
Com a participação das professoras Leda Verdiani Tfouni, da FFCLRP, e Diana Junkes Bueno Martha, da Universidade Estadual Paulista, da mestranda da FFCLRP, Juliana Bartijotto, e da psicanalista Verônica Lopes, o evento contará com diversas palestras.
Os interessados devem fazer sua inscrição, gratuita, por meio do email jornadasadinterfaces@gmail.com. O Bloomsday será na Sala Seminário 2, Bloco 5, da FFCLRP, Avenida Bandeirantes, 3900.

Insuficiência Respiratória Aguda

Do USP Online
No dia 16 de junho, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, organiza a palestra “Insuficiência Respiratória Aguda”. O evento será às 20 horas, no anfiteatro do hospital, e integra a programação do Ciclo de Estudos da Enfermagem.
A palestrante convidada é a médica Rafaelle Batistella Pires, pediatra do Centrinho.
O evento é aberto a toda a comunidade do HRAC e tem a coordenação da Gesiane Cristina Bom. O Centrinho fica na Rua Silvio Marchione, 3-20, Bauru.

Rocinha abre quadra para os jogos do Brasil

Multas de Lindergh chegam a R$ 565,9 mil

O senador Lindbergh Farias (PT) foi multado, na sessão desta segunda-feira (9), em R$ 278,466 mil por autopromoção em seis inserções da propaganda partidária na TV, nos dias 10, 12 e 17 de março. O PT e o pré-candidato ao governo também foram multados em mais R$ 25 mil cada, por descumprimento da liminar que proibiu a divulgação dos vídeos irregulares no dia 17. O partido ainda perdeu o direito de transmitir a propaganda, no ano que vem, no tempo equivalente a cinco vezes aos das inserções irregulares. Com as punições de hoje, Lindbergh acumula multas de R$ 565,966 mil nas eleições deste ano. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.

Para o relator do processo, corregedor regional eleitoral Alexandre Mesquita, o objetivo dos vídeos era "destacar a figura de Lindbergh e não as ideias da agremiação", caracterizando propaganda eleitoral fora do prazo. Os vídeos enalteciam o pré-candidato petista ao governo, ao mesmo tempo que "denegriam a imagem dos opositores políticos", o ex-governador Sérgio Cabral e o pré-candidato Pezão (PMDB).



Processo relacionado: RP 4227

sábado, 7 de junho de 2014

Eleições 2014

Lindbergh vence de novo contra o Google






O senador Lindbergh Farias (PT) obteve nova liminar do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro contra o site "lindbergduascaras.com", que está hospedado em Kuala Lumpur, na Malásia. Nesta quinta-feira (5), o desembargador Wagner Cinelli determinou que o Google retire do YouTube "ou de qualquer outra página sob seu domínio" o vídeo que faz ofensas e acusações ao pré-candidato ao governo, "prejudicando a lisura do pleito eleitoral que se aproxima". A multa diária é de R$ 5 mil. Em decisão liminar na segunda-feira (2), o desembargador já havia ordenado que o Google impedisse o acesso à página eletrônica, que divulga propaganda negativa contra o senador.

Processo relacionado: AC 21551

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Eleições 2014

Teto de gasto de campanha deverá ser fixado até dia 10

O Congresso Nacional tem até 10 de junho para estabelecer o limite dos gastos de campanha para os cargos em disputa nas Eleições 2014. Se a lei não for editada, caberá a cada partido político fixar esse teto quando pedir o registro de candidatura na Justiça Eleitoral, onde também deverá pedir autorização, caso pretenda elevar os gastos que estabeleceu. A alteração foi promulgada em 2006 e incluída na Lei das Eleições, mas o Legislativo vem optando por não editar uma lei geral fixando os limites de despesas dos partidos e candidatos.

ASCOM - TRE/RJ

Eleições 2014: e-Denúncia recebe mais 191 queixas em 20 dias

Em 20 dias, o sistema e-Denúncia do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro recebeu 191 novas reclamações de irregularidades eleitorais - uma média de 9 denúncias por dia -, totalizando, até o momento, 716 ocorrências. A propaganda eleitoral antecipada de pré-candidatos nas ruas, com faixas, panfletos e cartazes, lidera, com 258 registros. As queixas contra telefonemas a possíveis eleitores chegam a 198, enquanto as denúncias de propaganda antecipada na internet somam 196 reclamações; na TV, 59, e no rádio, 4. Em cinco meses, o Rio contabilizou o maior número de ocorrências: foram 414 denúncias, seguido por São Gonçalo, com 43, Duque de Caxias, com 32, Nova Iguaçu, com 29, e Volta Redonda, com 16.

Para denunciar, basta acessar www.tre-rj.jus.br/site/fale_conosco/clique_denuncia/clique_denuncia.jsp e preencher o formulário, podendo-se, inclusive, anexar arquivos de imagem ou áudio. É possível reclamar também pelo telefone 190 e no Disque-Denúncia (2253-1177). Todas as queixas serão redirecionadas para a coordenadoria de fiscalização da propaganda eleitoral.

ASCOM - TRE/RJ

Marechal Hermes x Campo Grande: Copa dos ônibus

Empresas de ônibus são obrigadas a regularizar frota após ação do MPRJ

A Expresso Pegaso Ltda e a Rio Rotas Transportes e Turismo Ltda terão que promover melhorias em sua frota de ônibus bem como aumentar sua circulação nas ruas. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, obteve na Justiça a condenação das empresas, que operam a Linha 786 (Marechal Hermes X Campo Grande), por má prestação de serviço de transporte público. 


A decisão é da 3ª Vara Empresarial e determina que as empresas adequem os veículos para circularem pela cidade, realizem manutenção periódica da frota e disponibilizem o efetivo completo. A sentença estabelece que a rés serão obrigadas a pagar multa diária de R$ 1 mil por ônibus encontrado em mau estado de conservação ou de R$ 5 mil caso a frota circule com veículos abaixo do percentual exigido em lei. 

De acordo com o promotor Carlos Andresano, que subscreveu a ação, durante fiscalizações, a Secretaria Municipal de Transportes constatou diversas irregularidades, o que resultou em 45 autos de infração e multas. Entre os problemas identificados estão inoperância das luzes do farol, de freio e de ré; ausência de certificado de vistoria; falta de dedetização; mau estado dos bancos, do limpador de para-brisa, e do revestimento interno; inoperância do extintor de incêndio; e operação do serviço com frota abaixo do que deveria (80% em horários normais e 100% nos horários de pico).

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Professor da rede estadual do Rio

Governo autoriza transformação de cargos de professor de 16h em 30h


O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (05/06), a autorização para transformação de 5.650 cargos de professor docente I – 16 horas em 3 mil cargos de professor docente I – 30 horas, do quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação.

De acordo com a publicação, esses cargos deverão ser ocupados preferencialmente por candidatos já aprovados em concursos públicos que estejam dentro do prazo de validade previsto nos respectivos editais.

Segundo o subsecretário de Gestão de Pessoas da Seeduc, Antoine Lousao, o cargo de 30 horas atende melhor a rede estadual, uma vez que supre a necessidade de um número maior de turmas.

- A transformação desses cargos tem o objetivo fidelizar o professor. O aumento da carga horária vai permitir o maior convívio do profissional com os estudantes e uma maior articulação com a comunidade escolar. A medida também auxiliará na redução da carência – ressaltou Lousao.

Concursos – Desde 2007, a Seeduc já realizou dez concursos para o magistério. No momento, há quatro em validade e as convocações estão ocorrendo. A Secretaria já se programa para divulgar, no segundo semestre, uma nova seleção, que contemplará todas as disciplinas que não contam com aprovados no cadastro de reserva.

Voz do Brasil muda na Copa

O programa 'A Voz do Brasil' terá o horário modificado durante o período da Copa do Mundo de 2014, conforme medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff e publicada na edição de quarta-feira, 4, do Diário Oficial da União. Com isso, no período de 12 de junho a 13 de julho o programa poderá ir ao ar entre as 19h e as 22h. 

Museu Republicano Convenção de Itu

O Museu Republicano Convenção de Itu, ligado ao Museu Paulista (MP) da USP, reinaugura a exposição Imigrantes japoneses nas fotografias de Ryochi Katahira. A mostra apresenta 96 imagens selecionadas de um rico acervo do fotógrafo nascido na cidade de Date, província de Hokkaido, Japão, em 5 de janeiro de 1908. A mostra vai até agosto.
Katahira chegou ao Brasil recém-casado e acompanhado de sua esposa Hideko, no ano de 1934. Conhecedor da técnica fotográfica e da revelação teve oportunidade de registrar imagens de sua terra natal e de seus familiares. Ao longo da viagem capturou a sua passagem pela África, bem como, a chegada ao porto de Santos.
O imigrante deixou registrado o cotidiano nas áreas rurais de Marília, Porto Feliz e Itu que incluíram os trabalhos nas roças de algodão e de hortaliças. Também foram retratadas cenas do cotidiano, das casas onde moraram seus vizinhos, parentes e amigos.
Em 1950, já residindo em Itu, abandonou a atividade agrícola mudando-se para a cidade, onde instalou seu estúdio fotográfico, ofício que se dedicou com exclusividade até o falecimento em 1994.O conjunto dessas fotografias permite conhecer, sob o olhar de Ryochi, a trajetória de uma família de imigrantes japoneses no Brasil, suas experiências e realizações.
A exposição é resultante das pesquisas realizadas por Anicleide Zequini e Aline Antunes Zanata, do Museu Republicano “Convenção de Itu”, e do museólogo Ricardo Nogueira Bogus, do Museu Paulista, a partir do acervo iconográfico do próprio fotógrafo. Esta exposição esteve aberta ao público nos dois museus em 2008, como parte das comemorações dos “100 anos da imigração japonesa ao Brasil”.
O Educativo e o Arquivo Histórico do Museu Republicano irão oferecer mediação em inglês, às quartas-feiras, com agendamento prévio, nos meses de junho e julho.
O Museu Republicano “Convenção de Itu” está localizado na Rua Barão de Itaim, 67, Itu-SP. Seu horário de funcionamento é das 10 às 17 horas, somente de terça-feira a domingo.

 Assessoria de Imprensa do Museu Paulista da USP